fbpx

Covid-19: CRM-DF defende autonomia de médicos em tratamentos



Em 3 de fevereiro, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) publicou uma nota na qual defende a autonomia dos médicos em tratamentos para Covid-19. Além disso, a entidade também se mostra favorável ao tratamento precoce contra o vírus chinês.

O Conselho reconhece a necessidade de assegurar a autonomia dos médicos, podendo adotar protocolos a sua escolha, assim como tem autonomia de prescrever medicações que entenda serem adequadas para o caso clínico e fase de infecção do paciente.

A entidade também reforça ser proibido “qualquer tipo de ameaça, coação, discriminação ou assédio moral entre colegas médicos, ou por parte de superiores hierárquicos em decorrência de conduta clínica adotada, por médico, frente ao tipo de abordagem do paciente com covid-19”.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a fazer uma publicação em seu Twitter sobre o posicionamento do Conselho Regional.

“O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal publicou uma resolução com o objetivo de proteger os médicos que prescrevem medicamentos off label (fora da bula)”, informou o presidente.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: