fbpx

Covid-19: estudo recupera dados apagados por chineses

xi jinping coronavirus medical


 

O biólogo e pesquisador norte-americano Jesse Bloom, especialista em vírus influenza do Fred Hutchinson Cancer Research Center, anunciou que recuperou dados de sequenciamento genético de amostras da Covid-19 que haviam sido coletadas dos primeiros casos do vírus em Wuhan, na China. A análise dos dados da pesquisa, que haviam desaparecido do banco global de dados científicos, foi publicada na última terça-feira (22).

Ao esclarecer como ocorreu a recuperação dos dados, Jesse Bloom informou ter percebido que muitas das sequências tinham sido armazenadas em arquivos no Google Cloud. Como os nomes dos arquivos seguiam o mesmo padrão, o pesquisador norte-americano conseguiu encontrar e recuperar 13 das sequências que ainda estavam na nuvem.

Segundo o site Science Magazine, após um pedido de pesquisadores chineses há cerca de um ano, mais de 200 sequências do genoma do Sars-CoV-2 foram excluídas do banco de dados internacional. Agora, com a recuperação dos dados, o material poderá ajudar a esclarecer as origens da pandemia.

A análise desses dados, publicada como preperint na plataforma BioRxiv, fortalece a possibilidade do vírus ter circulado por Wuhan antes dos surtos relacionados ao mercado de alimentos e frutos do mar da cidade. No entanto, o estudo ainda não passou pela revisão de especialistas independentes e não foi publicado em um periódico científico.

O analista político Italo Lorenzon questionou durante o Boletim da Manhã de quinta-feira (24) o porquê dos cientistas chineses terem apagados os dados, apontando que tal atitude levanta uma forte suspeita.

“Eles que apagaram os dados têm a ‘big picture’, e se apagaram os dados é porque ‘não, esses dados aqui, somados a outros dados, pode ser que levem a uma conclusão que eu não quero que leve, então, vou apagar isso aqui'”, analisou Lorenzon.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: