fbpx

Covid-19: Pompeo pede para que Biden reconheça responsabilidade da China



O ex-secretário de Estado do governo de Donald Trump, Mike Pompeo, pediu nesta terça-feira (26) para que Joe Biden reconheça a responsabilidade do Partido Comunista Chinês (PCCh) na crise causada pelo coronavírus.

Os comentários foram feitos logo depois que o presidente Joe Biden assinou o memorando que condena o aumento do racismo, xenofobia e intolerância contra os americanos de origem asiática e as ilhas do Pacífico nos Estados Unidos.

“O Governo Federal deve reconhecer que desempenhou um papel na promoção desses sentimentos xenófobos por meio de ações de líderes políticos, incluindo referências à pandemia Covid-19 pela localização geográfica de sua origem”, afirma o documento.

“Essas declarações alimentaram medos infundados e perpetuaram o estigma sobre os asiáticos-americanos e as ilhas do Pacífico e contribuíram para aumentar as taxas de intimidação, assédio e crimes de ódio contra pessoas da AAPI.”

Embora o memorando não nomeie diretamente o ex-presidente Donald Trump, Biden criticou no passado seu predecessor por chamar o coronavírus de “vírus da China”. Ele disse que isso levou à discriminação racial contra os ásio-americanos.

“Eu o chamo de ‘vírus Wuhan’ quase desde o seu início”, disse Pompeo durante uma aparição na Fox News Primetime, enfatizando a importância de reconhecer onde o vírus surgiu pela primeira vez.

É comum nomear um vírus com base em seu local de origem, afirmou o Jornal The Epoch Times.

“Tudo começou em Wuhan. É, na verdade, um vírus que veio daquele lugar. Sabemos que o Partido Comunista Chinês encobriu isso. Sabemos que desapareceram médicos e jornalistas que queriam escrever sobre isso e foram informados de que não podiam”, disse Pompeo.

“São coisas importantes”, acrescentou.

“O povo americano precisa conhecê-los porque eles são importantes. Eles são importantes para nossa saúde, para nossa segurança, para a prosperidade econômica e para nossa segurança, e espero e estou contando com esta próxima administração para fazer o que o povo americano exige deles e continuar a enfrentar o Partido Comunista Chinês”, completou.

The Epoch Times.

Leia na íntegra o memorando de Joe Biden.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: