fbpx

Covid pode ter surgido em outubro de 2019 na China

xi jinping coronavirus medical


 

Após diversos debates sobre a origem da Covid-19, mais um estudo foi divulgado apontando que o vírus pode ter começado a se espalhar na China ainda em outubro de 2019. O estudo foi divulgado por pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, na última sexta-feira (25). A informação vem em meio à suspeita de que a China teria acobertado a origem do vírus.

O artigo publicado no jornal científico PLOS Pathogens aponta que a Covid-19 já havia se espalhado globalmente em janeiro de 2020. Além disso, o vírus pode ter começado a se espalhar dois meses antes do primeiro caso oficial da doença, identificada em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Conforme informou a Agência Brasil, o primeiro caso oficial do Sars-CoV-2 teria ocorrido no mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan. No entanto, alguns dos primeiros pacientes não possuíam conexão com o mercado local, o que sugere que o vírus já se encontrava em circulação antes de chegar ao mercado.

Em outro artigo estudo na semana passada, o pesquisador Jesse Bloom, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, recuperou dados de sequenciamento genético de amostras da Covid-19 que haviam sido coletadas dos primeiros casos do vírus em Wuhan, na China.

Os dados tinham sido deletados de um banco global de dados científicos após um pedido de pesquisadores chineses. Críticos afirmam que a exclusão é mais uma evidência de que a China estava tentando encobrir as origens da Covid-19.

“Mais do que isso, a China estava fazendo queima de arquivo nos laboratórios de Wuhan em setembro. Isso só aumenta as suspeitas da origem do vírus ter sido anterior e da negligência dolosa, no mínimo, ou da negligência intencional – nós carecemos de informação, ainda, para afirmar isso, mas há evidências fortíssimas de negligência dolosa do Partido Comunista chinês”, apontou o analista político Paulo Figueiredo Filho durante o Radar da Mídia de segunda-feira (28).

Assista aos comentários completos da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: