fbpx

CPAC 2021: Terça Livre chega em Orlando para cobrir o maior evento conservador do mundo



O jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, já está em Orlando, na Flórida, para a cobertura do maior evento conservador do mundo, o CPAC 2021, que começa nesta quinta-feira, 25. A sigla em português, quer dizer “Conferência de Ação Política Conservadora”.

O CPAC continua até domingo, dia 28, quando é esperada a primeira aparição pública do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump desde que deixou o cargo. Ele deve ser o último a discursar, de acordo com o cronograma oficial do evento. O Terça Livre já havia antecipado a participação do ex-presidente. Relembre.

Trump tem uma longa história com o CPAC, que desempenhou um papel fundamental em seu surgimento como potência política. Em seu discurso, o ex-presidente deve falar sobre imigração, China e criticar as novas políticas de Biden.

Nesta quinta-feira, o evento contará apenas com uma oração judaica inicial e a recepção dos participantes, patrocinada pela Fox News. (Veja aqui a íntegra da agenda em pdf)

As personalidades mais populares que devem discursar no CPAC são, na sexta-feira (26): o Governador da Flórida, Ron DeSantis, o Senador Mike Lee, de Utah, o Senador Ted Cruz, do Texas, o Senador Tom Cotton, do Arkansas e Donald Trump Jr.

No sábado (27), são esperados o Procurador-geral do Texas, Ken Paxton, o ex-secretário de Estado, Mike Pompeo, o líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy, da Califórnia, além do governador da Dakota do Sul, Kristi Noem.

No domingo (28) são esperados o ex-Diretor do Conselho Econômico Nacional, Larry Kudlow, a ex-secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders e, por fim, o mais esperado: Donald Trump.

Vale ressaltar que o evento também terá missas e cultos protestantes ao longo de toda a programação e todos os dias começam com orações. 

O ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence, recusou o convite para o CPAC, justificando que planeja fazer uma “pausa” nas aparições públicas e se dedicar à família nos próximos meses.

O senador Republicano Rand Paul também foi convidado para a conferência deste ano, mas também recusou, assim como fez nos últimos anos.

Expectativa para 2024

Espera-se que Trump desde já aqueça as expectativas para sua candidatura nas eleições de 2024, embora ele ainda não deva fazer um anúncio oficial.

Segundo a Fox News, o discurso de Trump será observado de perto tanto para indicações de uma possível corrida eleitoral em 2024 — onde as primeiras pesquisas mostram que ele é o favorito confortável nas primárias republicanas se decidir concorrer novamente — e também se ele pretende ter como alvo adversários políticos dentro do Partido Republicano.

Uma fonte familiarizada com o discurso de Trump disse à Fox News na semana passada que Trump falará sobre o futuro do Partido Republicano e do movimento conservador, bem como as políticas de Biden sobre a anistia e as fronteiras.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: