fbpx
Reprodução Redes Sociais: @filipesabara

CPAC Brasil: Rodrigo Constantino fala sobre ataque às liberdades e o silêncio dos liberais



O jornalista Rodrigo Constantino participou neste sábado (4) do CPAC Brasil 2021. O painel teve como tema principal os ataques às liberdades e o silêncio dos liberais sobre o assunto.  

Constantino relembrou o conceito de liberalismo e afirmou que apesar da “elasticidade” na classificação dos liberais, um liberal precisa ter valores inegociáveis.

“O liberalismo tem uma certa elasticidade, não é uma coisa estanque tão facilmente definida. Quando a gente olha pelo ponto de vista histórico, é verdade que em uma certa abrangência, você pode ter liberais mais progressistas e liberais mais conservadores. Mas essa elasticidade não é infinita, e o liberal que se preza, que se diz um liberal, e de fato o é, precisa ter algum apreço, algum respeito por certos valores e princípios inegociáveis”, explicou. 

“Entre esses princípios nós temos o que? Estado limitado, Império das Leis, ou seja, todo ideal é ser contra o arbítrio, contra a concentração demasiada de poder em seres humanos. Vai defender as liberdades individuais e vai ser via de regra um reformista”, explicou o jornalista.

Rodrigo Constantino lembrou  também que muitos liberais brasileiros têm apoiado e defendido a censura contra conservadores, fugindo da defesa da liberdade. Segundo ele, este é o momento de união entre liberais e conservadores para a defesa dos direitos e liberdades individuais.

ASSISTA AO SEGUNDO DIA DO CPAC BRASIL:

Sobre o Colunista

Bruna Lima

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: