fbpx

CPI da Covid: Deputado Daniel Silveira aciona PGR contra relatoria do senador Renan Calheiros



O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (19) contra a relatoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL) na CPI da Covid. O parlamentar alega suspeição de Calheiros, cujo filho é governador do estado de Alagoas.

No documento a que o Terça Livre teve acesso (veja aqui) o deputado aponta que, além configurar suspeição, a confirmação de Calheiros como relator também fere os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade  alicerçados no Art. 37 da Constituição Federal, “uma vez que, é inconcebível acreditar que, o relator, que é pai do atual governador do Estado de Alagoas, caso seja investigado e comprovada a prática de possíveis de crimes de desvios de verba pública por parte deste, o relator possa indiciar seu próprio filho”.

“Entendemos que o Senador Renan Calheiros (MDBA), não deveria compor tal Comissão, muito menos assumir uma função que o coloca em fundada SUSPEIÇÃO E IMPEDIMENTO, uma vez que, possivelmente, terá que investigar seu próprio filho, senhor Renan Filho, Governador do Estado de Alagoas, por supostas irregularidades na utilização de verbas federais empenhadas no Combate ao Covid-19”, aponta o documento.

Outros dois deputados também ingressaram no Ministério Público Federal (MPF) contra a relatoria de Renan Calheiros na Comissão, Carla Zambelli (PSL-SP) e Marcelo Álvaro (PSL-MG). Ambos também alegaram suspeição do senador.

Em entrevista ao UOL, Marcelo Álvaro afirmou que vai estender o veto ao senador Jader Barbalho (MDB-PA), pai do governador do Pará, Hélder Barbalho.

Ao analisar o caso, o jornalista e fundador do Terça Livre, Italo Lorenzon, pontuou sobre a necessidade de “fazer barulho” a respeito do assunto.

“Qual vai ser o efeito disso? Não sei, mas pelo menos algum barulho já está sendo feito, as pessoas já estão mostrando ‘olha, isso aqui não pode acontecer’. Domínio de narrativa é muito importante. A direita precisa aprender a trabalhar a narrativa quando ela é a situação. Porque a esquerda sabe exigir o impossível com a cara de pau mais lavada do mundo”, comentou.

Assista à íntegra do comentário

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: