fbpx

CPI divulga datas dos depoimentos de governadores

Jefferson Rudy/Agência Senado


O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado Federal, anunciou nesta terça-feira (8) as oitivas de sete governadores convocados para depoimento.

Com as datas divulgadas, os depoimentos acontecerão nesta sequência: Helder Barbalho, do Pará, no dia 29 de junho; Wellington Dias, do Piauí, no dia 30 de junho. 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vai depor no dia 1º de julho; Mauro Carlesse, do Tocantins, no dia 2 do mesmo mês; Carlos Moisés, de Santa Catarina, no dia 6; Antônio Garcia, de Roraima, no dia 7 de julho e Waldez Góes, do Amapá, no dia 8.

De acordo com informações divulgadas por alguns jornais, o depoimento do governador de Rondônia, Marcos Rocha, foi marcado para o dia 9 de julho.

A informação, no entanto, não foi divulgada pelo Senado Federal até o final da apuração para esta matéria.

Conforme o Terça Livre noticiou, o requerimento de convocação dos governadores foi aprovado no dia 26 de maio.

A convocação de nove governadores foi aprovada, entre eles a de Wilson Lima, do Amazonas, que teve seu depoimento adiantado para o próximo dia 10 depois que a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga desvios na Saúde.

Lima foi alvo da Operação Sangria, que ocorreu no dia 2 de junho. O governador pediu hoje que o Supremo Tribunal Federal (STF) permita que ele não compareça à comissão ou tenha o direito de ficar em silêncio.

A convocação dos chefes dos executivos estaduais é alvo de outra ação no Supremo, que tem como relatora a ministra Rosa Weber.

No pedido, os gestores pedem a suspensão de “qualquer ato da CPI da Pandemia referente à convocação para depoimento de governadores de estado e do Distrito Federal”.

O presidente da CPI, Omar Aziz, afirmou que as oitivas de governadores estão mantidas até a divulgação de uma decisão do STF.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: