fbpx

Crise institucional afeta mercados



 

O Ibovespa operou em queda significativa (1,1%) nesta quinta-feira (12) em função da divulgação de resultados de companhias, das incertezas sobre a votação da reforma do Imposto de Renda e, o que parece se tornar uma constante, o avanço da crise institucional no país.
Adicionou-se ao cenário turbulento a revisão da classificação da B3 de um risco de contingência legal de “remota” para “possível”. Uma tempestade perfeita!

Investidores estão atentos também ao conjunto de reformas para destravar a economia que está em andamento no Parlamento brasileiro. Entretanto, o risco de uma reforma do Imposto de Renda que garanta pisos de repasses a estado e municípios serão precificados em campo negativo pelo mercado.

Na reforma do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, apesar do relator Celso Sabino (PSDB-PA) ter afirmado que agradaria “Gregos e Troianos” será muito difícil obter esse intento, pois não há como conciliar interesses do setor produtivo do país com os de governadores e prefeitos, que sequer fizeram ajustes de contas públicas e de estrutura de máquinas administrativas.

A crise em andamento, político-jurídica, se torna mais aguda para os mercados em função da percepção de baixa possibilidade de resolução através de diálogo sincero entre os Poderes da República.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: