fbpx

Democracia ameaçada: todos devem ter o direito de falar, apontou Italo Lorenzon



Na noite de quarta-feira (10), durante uma entrevista no canal pessoal do YouTube do jornalista Allan dos Santos, Italo Lorenzon reconheceu que vivemos em um momento no qual a democracia se encontra ameaçada. Lorenzon também defendeu que “todos devem ter o direito de falar” e togados ou mídias sociais não têm o direito de censurar.

“Quando alguém que ocupa um cargo público acredita que tem mais poder que os outros, a democracia passa a estar ameaçada, porque somente aqueles que agradam a essa pessoa podem falar, e as ideias não podem mais ser discutidas”, apontou Italo Lorenzon.

O jornalista também disse que as pessoas precisam entender que quem corrompe para você, vai corromper contra você, essa é a realidade. As regras não podem se aplicar somente para aqueles de quem você gosta.”

“O PCO percebeu isso, eles afirmaram que, se eles colaborarem com a perseguição à direita, no futuro a esquerda também será censurada. Se o PCO sabe que a hora dele chegará, a tua vem antes da dele”, disse Lorenzon. “Você acha que está onde na fila? Acha que vão acabar com o PCO primeiro para depois pegar você? Não. Eles [PCO] nos defendem porque eles entendem isso”, completou. 

Italo Lorenzon lembrou ainda do caso do Oswaldo Eustáquio e da Sara Winter; esta, por sua vez, poderá ter sua liberdade novamente adquirida, após uma decisão da Justiça de rejeitar a denúncia contra Sara Winter por ofensas a Alexandre de Moraes.

“Você não precisa gostar da Sara Winter ou do Oswaldo Eustáquio, mas se podem fazer isso com eles, podem fazer com outros, e esses outros acabarão sendo vocês, entendem? E o pior é que eles estão sendo perseguidos pelo crime mais difuso e ambíguo possível, que é o crime de opinião”, alertou Lorenzon.

“Eles falam que ‘sua opinião é mentirosa, manipuladora, desinformativa’, mas quem deu essa autoridade a eles para falar? É quase um sacerdócio, uma estatal ou uma ONG como o Sleeping Giants poder dizer o que é verdade ou não, o que pode ser falado ou não. Por que os olhos deles veem melhor que os meus?”, questionou o jornalista.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: