fbpx

Democratas da Câmara apresentam impeachment contra Donald Trump

Screenshot/Twitter


Representantes da Câmara dos Estados Unidos protocolaram, nesta segunda-feira (11), pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump acusando-o de “incitar uma insurreição” no discurso da última quarta-feira, 6. A expectativa é que o documento seja votado na próxima semana.

“O presidente Trump colocou em perigo a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições de governo”, diz a resolução, conforme informou a Epoch Times. “Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder. Com isso, ele traiu a confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos ”.

Se a resolução for aprovada, Trump seria o primeiro presidente a passar por dois processos de impeachment.

O presidente, durante seu discurso de 6 de janeiro, pediu aos manifestantes que permaneçam pacíficos. Um vídeo publicado no final da semana passada e excluído pelo Twitter, mostrava Trump condenando a violência no Capitólio.

A resolução de impeachment foi apresentada por David Cicilline (Democratas), Ted Lieu (Republicanos), Jamie Raskin (Democratas) e  Jerry Nadler (Democratas) apresentaram o artigo.

Também nesta segunda-feira, a presidente da Câmara Nancy Pelosi disse que planeja apresentar uma resolução incentivando o uso da 25ª Emenda para remover Trump.

De acordo com carta de Pelosi, a Câmara manteria a resolução de impeachment no plenário, a menos que o vice-presidente Mike Pence invocasse a 25ª Emenda.

Na Câmara, o impeachment requer maioria simples. No entanto, é necessária uma maioria de dois terços para condenar um presidente no Senado.

Não está claro quando o Senado vai analisar a medida da Câmara, caso seja aprovada. As atividades no Senado devem retornar apenas por volta de 19 de janeiro.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: