fbpx

Democratas da Câmara apresentam impeachment contra Donald Trump

Screenshot/Twitter


Representantes da Câmara dos Estados Unidos protocolaram, nesta segunda-feira (11), pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump acusando-o de “incitar uma insurreição” no discurso da última quarta-feira, 6. A expectativa é que o documento seja votado na próxima semana.

“O presidente Trump colocou em perigo a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições de governo”, diz a resolução, conforme informou a Epoch Times. “Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder. Com isso, ele traiu a confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos ”.

Se a resolução for aprovada, Trump seria o primeiro presidente a passar por dois processos de impeachment.

O presidente, durante seu discurso de 6 de janeiro, pediu aos manifestantes que permaneçam pacíficos. Um vídeo publicado no final da semana passada e excluído pelo Twitter, mostrava Trump condenando a violência no Capitólio.

A resolução de impeachment foi apresentada por David Cicilline (Democratas), Ted Lieu (Republicanos), Jamie Raskin (Democratas) e  Jerry Nadler (Democratas) apresentaram o artigo.

Também nesta segunda-feira, a presidente da Câmara Nancy Pelosi disse que planeja apresentar uma resolução incentivando o uso da 25ª Emenda para remover Trump.

De acordo com carta de Pelosi, a Câmara manteria a resolução de impeachment no plenário, a menos que o vice-presidente Mike Pence invocasse a 25ª Emenda.

Na Câmara, o impeachment requer maioria simples. No entanto, é necessária uma maioria de dois terços para condenar um presidente no Senado.

Não está claro quando o Senado vai analisar a medida da Câmara, caso seja aprovada. As atividades no Senado devem retornar apenas por volta de 19 de janeiro.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: