fbpx

Deputado quer obrigar empresas a emprestarem dinheiro ao governo para gastos com pandemia



Está em análise na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei do deputado Wellington Roberto (PL-PB) que obriga empresas com patrimônio líquido igual ou superior a R$ 1 bilhão a emprestarem dinheiro ao governo para gastos com a pandemia do vírus chinês.

Pelo Projeto, governo federal fica autorizado a cobrar dessas empresas valor equivalente a até 10% do lucro líquido apurado no ano anterior à publicação da lei a título de empréstimo compulsório. Competirá ao Ministério da Economia definir o percentual aplicável a cada setor econômico.

Os valores deverão ser pagos em até 30 dias após a publicação da nova legislação, caso aprovada. Quando o montante a ser exigido da empresa superar R$ 1 milhão, o pagamento poderá ser parcelado em até três parcelas mensais e sucessivas. Confira aqui a íntegra da proposta.

Caso as empresas não paguem o valor do empréstimo no prazo de 30 dias fixado pela norma, o valor será acrescido de juros de mora, equivalentes à taxa média mensal de captação do Tesouro Nacional relativa à Dívida Mobiliária Federal Interna: multa de mora de 10% se o pagamento se verificar no próprio mês do vencimento; de 20% quando o pagamento ocorrer no mês seguinte ao do vencimento; e de 30% quando o pagamento for efetuado a partir do segundo mês subsequente ao do vencimento.

Líder do bloco PP, PL, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante e Patriota, o deputado Arthur Lira (PP-AL) pediu urgência para a proposta.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

66 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Que absurdo! Cortar seus próprios gastos nem pensar né? Que empresa vai querer continuar no Brasil? Um verdadeiro tiro no pé!!!

  • Já não basta a ditadura de obrigar o povo a não sair de casa e nao abrir seu negocio, agora vem este insano falar isso?? Além de ditadura estamos em um comunismo??

  • esse deputado imbecil Wellington Roberto-PL-Paraíba – ele o beócio mora em que planeta…as empresas estão sendo ajudada pelos Governos do Mundo Inteiro…Vc deve ser paranoico e/ou esta desconectado do Mundo real

  • Só me Responda de que Região é esse Individuo , Não Precisa já Sabemos ,e quer que o Brasil saia desse Buraco , PIADA Né !!!

  • Esse deputado tem que ser preso por colocar está lei.

    Por que ele não fala que vai fazer uma lei para que nenhum político tenha salário por 4 meses até o país voltar a estabelecer a economia.

    Isso é crime de danos au patrimônio por que se as empresas não está tendo produção que eles estão mandando o povo ficar em casa.

  • Absurdo mesmo.
    Acredito que Bolsonaro sairá gigantesco depois disso tudo. A patifaria ficou explícita para todos os brazucas. Estava a conversar com o vendedor de água de coco, ele firmemente falou dessa pu-t.a.ria desse vírus chinês e defendeu que voltemos ao trabalho. Assim como outro passante que, ao ouvir a conversa, veio falar do absurdo dessa por-r-a de confinamento do caraio

  • Meu Deus, isso é gravissimo…o Estado confiscando as empresas, começa com essa palhaçada e depois é a empresa toda. Deus nos livre desses demonios.

  • Isso é confisco. Nem em países socialistas essa proposta de tomar “na marra” dinheiro de empresas é cogitado.

  • Que absurdo é esse? Quando pensamos que eles ja fizeram o pior, eles ainda conseguem nos surpreender. Porque nao tiram do fundo eleitoral ? Cambada de safados. Mais uma vez o empreendedor é tratado como marginal. Eles querem é afastar investidores, isso sim.

  • Meu Deus! Isso é revoltante!
    Inaceitável! Obrigar empresas a cederem ativos!

    Os comunistas do Brasil estão aproveitando o momento e saindo da toca de vez.

  • Qual a taxa de retorno a ser paga especificamente? Equivalente??? Em tempo de crise, aonde ninguém conseguirá rentabilidade em aplicações, vem os “preocupados com o povo” e criam uma aplicação que garante pelo menos a SELIC aos empresários. Muito fácil assim…

  • Wellington Roberto é uma vergonha para a Paraíba. Aliás, todos nossos deputados federais não nos representam em Brasília, principalmente Juliam Lemos, traidor facínora, pelo qual perdi meu voto!

  • Que palhaçada, fundo eleitoral ficam caladinhos né, realmente esse país não vai pra frente é nunca, isso é um meliante.

  • Não consigo acreditar nisto! As empresas e a população já paga impostos! O Estado não administra de forma honesta, não investe adequadamente os recursos e agora quer mais?!?

  • Aumentando a dívida pública querendo entrar na fatia sem controle da população porque ninguém sabe quanto é a dívida e nem pra quem vai todos nós roubando! É mais um motivo pra demicoes em massa!

  • E o Fundão nem se fala mais, estes sim são os verdadeiro lixo da sociedade Brasileira.
    Ate agora não se falou de mexer no salário dos políticos.

  • Esse vírus é apenas pretexto para as medidas mais arbitrárias que jamais seriam implementadas “em dias normais”.

  • Os ponerologos só vão parar quando forem retirados do poder.

  • Que tirem este 1 bi dos seus privilégios e do fundão eleitoral. Já se paga imposto demais para estes encostados quererem tirar mais das empresas que não estão podendo trabalhar.

  • Por que não me surpreendo com essas coisas? De tão absurdo, chega ao estado de delírio. Como se já não bastasse o prejuízo milionário das empresas e a quantidade enorme de desemprego gerada por esse vírus chinês, ainda temos que presenciar esses abutres querendo afundar mais ainda o país. Iremos as ruas se tentarem esse tipo de Golpe !!!

  • O Congresso Nacional esta se superando no papel de totalitarista. Se aprovado esse escárnio, o capital das grandes empresas irão para países sérios que possuem segurança jurídica.

  • O que esperar de um verme que não produz nada e só chupinha a vida alheia?? Incompetente e improdutivo …. só restou ir para a política

  • Quando um parlamentar esquece o cérebro…
    Por que o infame não promove usar a descabida verba eleitoral, esse verdadeiro roubo?
    #bolsonarotemrazao

  • SÓ PODE SER DOIDO.
    O EMPRESARIO QUE É QUEM LEVA O PAÍS NAS COSTAS JÁ SUPORTA A MAIOR CARGA TRIBUTARIA DO PLANETA, ESTE ENERGÚMENO AINDA QUER SANGRAR MAIS A INICIATIVA PRIVADA? PORQUE ELE NÃO PROPÕE QUE CADA PARLAMENTAR DOE DE FORMA “ESPONTÂNEA” 50% DE SEUS GORDOS SALÁRIOS PARA A CAMPANHA.

  • Estão praticando um golpe contra o atual presidente, quebrando o país, promovendo o caos. Se continuar da forma que está em breve eles vão conseguir os seus objetivos.

  • Patifaria geral. Na verdade, desconfio, estão usando o Vírus Chinês como forma de implantar uma ditadura socialista no Brasil na marra, quebrar economicamente o Brasil para queimar o Bolsonaro e se ajoelharem frente à nova metropole chamado China. Tem DNA chinês no método. Além disto querem usar bo dinheiro arrancado a força para roubar a população, enriquecerem malandramente e usarem, via desvio de verba, para fazerem suas promoções políticas locais para prefeituras e câmaras de vereadores. Tendo um povo faminto e dependente do estado é mais fácil para gerencia-lo como gado…

  • Essa proposta se resume em: “Parasitas sugando de quem dá emprego e é produtivo”. Vamos pautar fundo partidário, fundo eleitoral, cota paletó, verbas de gabinete, auxilio moradia, cartão corporativo ?

  • Absurdo total. Os pilantras estão utilizando a suposta pandemia para tomar o país de assalto! Brasileiros, às ruas!!!

  • Os Políticos destes partidecos de esquerda, estão querendo realmente lucrar e terminar de afundar nosso país. Temos que nos reunir como uma nação e apoiar nosso Presidente Bolsonaro nesta luta de lobo solitário em meio às ienas esquerdistas… Vamos nos Unir e lutar por um país melhor e políticos melhores, que realmente defenda e esteja ao lado da nação… ADSUMUS… Brasil….

  • Empresas não! Mas bem que podiam confiscar dinheiro das empresas envolvidas na corrupção dos últimos anos, e usar para ajudar o povo!

  • Se entendi direito, o legislativo quer punir os empresários por um vírus chinês, que poderia ter sido evitado caso os governadores tivessem cancelado o carnaval e fechado as nossas fronteiras, sob alegação de “combate ao coronavírus”?

    É isso mesmo????

    Uma só palavra para definir os deputados que defendem isso:

    CANALHAS!!!!

  • Olha. Eu parei de ler no primeiro parágrafo porque termina com o termo “vírus chinês” ao invés de covid19. Lamentável.

  • Isso só pode ser piada!!!!!!!! Obrigar empresas a doar ao governo? É o fim do mundo mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: