fbpx

Dezenas de democratas dizem para Biden renunciar soberania nuclear



Dezenas de democratas, na última quarta-feira (24), assinaram uma carta endereçada ao presidente Joe Biden, pedindo que renunciasse sua autoridade exclusiva para lançar armas nucleares e “considerasse modificar” o comando e controle das forças nucleares dos EUA.

“Uma pessoa com esta autoridade implica riscos reais”, alegou o deputado democrata Jimmy Panetta. “Os presidentes anteriores ameaçaram ataques nucleares a outros países ou exibiram comportamentos preocupantes que colocam em dúvida seu julgamento”.

“Embora qualquer presidente presumivelmente consulte assessores antes de ordenar um ataque nuclear, não há nenhuma exigência para fazê-lo. Os militares são obrigados a cumprir a ordem se considerarem que é legal segundo as leis de guerra”, disse Panetta. “Sob a postura atual das forças nucleares dos EUA, esse ataque aconteceria em minutos”.

Panetta chegou a fazer uma publicação no Twitter,  dizendo que está pedindo à Casa Branca “que instale freios e contrapesos em nossa estrutura de comando e controle nuclear”. 

De acordo com a carta, os legisladores propuseram exigir que mais funcionários, incluindo o vice-presidente e o presidente da Câmara, “concordassem com uma ordem de lançamento”.

Atualmente, um presidente é legalmente capaz de ordenar um ataque nuclear com o arsenal de armas dos Estados Unidos, incluindo mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), mísseis lançados por submarino ou via bombardeiros estratégicos.

Com a nova medida proposta, os democratas visam diminuir o poder legal de um presidente americano de defender a sua pátria; privando-o ainda do exercício dos direitos políticos, que se orienta para o bem comum da nação e da comunidade humana.

Além disso, por um lado, parece que os democratas querem favorecer a China comunista, podendo ter uma ampla autonomia nuclear, mas, por outro lado, os EUA não.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: