fbpx
Marcelo Camargo/Agência Brasil

‘Diplomatas chineses cutucam governos mundo afora’, diz Veja



 

Em matéria publicada no último domingo (29), a Revista Veja foca em denúncias contra a China que vêm sendo feitas por conservadores brasileiros há anos. Com o título “Diplomatas chineses cutucam governos mundo afora e afiam as garras”, o texto traz fatos que mostram como o gigante asiático ataca as democracias onde possui embaixadas.

Alguns dos fatores preponderantes apontados pela publicação envolvem ações chinesas após o secretário de Estado americano, Antony Blinken, cobrar por mais democracia em Hong Kong e Taiwan. A resposta do Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, foi que os Estados Unidos deveriam desistir de “impor a sua ideia de democracia”.

O artigo também chama a atenção para ações dos diplomatas chineses como sendo parte de um plano de política internacional, pela qual Xi Jinping tenta  fortalecer a imagem do país oriental como grande potência e rebater provocações estrangeiras por meio de uma diplomacia belicosa, além de ameaças veladas.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming,  já ocupou o mesmo cargo na Argentina e no Chile, países que hoje vivem sob severos governos progressistas, com tendência socialista.

A influência do país oriental nas Américas só cresce, conforme apontado no Boletim da Noite dessa quarta-feira (1). De acordo com o jornalista Allan dos Santos, só agora a imprensa está falando sobre os absurdos cometidos pelo Partido Comunista chinês

“Acontece que nós não somos ‘cachorrinhos’ do George Soros, agora ele permitiu que a imprensa falasse quem é o Partido Comunista chinês e quem é o Xi Jinping”, disse.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: