fbpx

Documentos sobre operação em Jacarezinho foram apreendidos com traficantes; Polícia fala em vazamento

Reprodução/redes sociais


Documentos sobre a investigação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, foram apreendidos com criminosos, informou o site Metrópoles nesta sexta-feira (7).

Segundo as informações, a polícia acredita que houve vazamento dos planos operacionais da corporação. Os relatórios contêm o timbre do Ministério Público do Rio de Janeiro.

A Polícia Civil alega que a posse dos relatórios por parte dos traficantes  pode ter contribuído para que os criminosos montassem um plano de defesa e ataque aos policiais, resultando no número de mortes.

Em junho do ano passado, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu operações em favelas durante a pandemia do vírus chinês. Com a decisão, apenas operações em “hipóteses absolutamente excepcionais”,  podem ser feitas e somente mediante comunicação e justificativa ao Ministério Público, exatamente como mostram os documentos que foram apreendidos na favela.

Questionado pelo Terça Livre sobre as informações reveladas pelo Metrópoles, o MPRJ disse que os documentos estavam públicos e enviou a seguinte nota:

“Em relação às notícias veiculadas nesta sexta-feira, referentes ao suposto vazamento de informações e prévia ciência por parte dos traficantes do conteúdo da operação policial realizada no dia 06/05, no Jacarezinho, o MPRJ esclarece que foi ajuizada ação penal pública, com oferecimento de denúncia no processo número 0158323-03.2020.8.19.0001 em 22/4/2021, sendo recebida no dia 28/04/2021 pelo Juízo da 19ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, oportunidade em que foi suspenso o sigilo do processo, tornando públicas todas as peças processuais.”

Confira os documentos apreendidos

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: