fbpx

Doria ‘acelera’ vacina da Covid-19



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) está “acelerando” o processo de liberação das vacinas contra o vírus chinês.

Ele assinou nesta quarta-feira (30) um contrato com o laboratório da chinesa Sinovac para o recebimento de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa em parceria com o Instituto Butantan.

Doria disse que pretende iniciar a vacinação dos profissionais de saúde a partir de 15 de dezembro. O tucano, porém, parece ter intenção de transformar o Estado de São Paulo em um “polo de vacinação” para todos os brasileiros, não apenas os paulistas.

Durante coletiva de imprensa, a equipe do governador revelou que a intenção é fornecer vacina suficiente para todos.

João Doria também manifestou interesse de firmar parceria com o governo federal, mas disse que se houver conflito de ordem “ideológica e discriminatória em relação a São Paulo, o próprio Estado faz a importação e imunização dos brasileiros”.

Acordo

O acordo com o laboratório chinês prevê o envio de doses prontas da Coronavac, fabricadas na China, além da transferência de tecnologia para que o Butantan possa fabricá-las em território nacional no futuro.

Em relação ao valor pago pelo estado de SP para a Sinovac, Doria disse que o contrato assinado é de 90 milhões de dólares. Até dezembro, a farmacêutica vai enviar 6 milhões de doses da vacina já prontas, enquanto outras 40 milhões serão envasadas em São Paulo, segundo o governo.

No entanto, o governador não esclareceu se esse valor é relativo apenas à compra das 46 milhões de doses que devem chegar em 2020, ou se também inclui doses que devem ser entregues apenas em 2021.

Doria também não afirmou se o valor de 90 milhões de dólares se soma aos R$ 85 milhões que, em junho, o governo estadual declarou que havia pago pelo acordo.

Com informações do G1

A notícia foi tema no Boletim da Manhã desta quinta-feira (1º):

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...