fbpx
AP Photo/Evan Vucci, File

Dr. Fauci diz ‘não estar’ convencido sobre origem natural do coronavírus



O médico conselheiro da Casa Branca, Dr.  Anthony Fauci, admitiu no último dia 11 de maio que agora “não está convencido” de que a Covid-19 se ‘desenvolveu’ naturalmente e pediu uma investigação mais aprofundada das origens do vírus.

A declaração de Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID), foi dada em entrevista ao PolitiFact, quando questionado sobre o assunto.

“Na verdade, não. Não estou convencido disso. Acho que devemos continuar a investigar o que aconteceu na China até que continuemos a descobrir da melhor maneira possível o que aconteceu”, disse Fauci durante um evento do Poynter Institute, “United Facts of America”, um festival de checagem de fatos, no dia 11 de maio.

“Certamente, as pessoas que investigaram dizem que provavelmente foi o surgimento de um reservatório animal que infectou os indivíduos. Mas poderia ter sido outra coisa e precisamos descobrir isso. Então, você sabe, é por isso que eu disse que sou totalmente a favor de qualquer investigação que busque a origem do vírus”, declarou.

No mesmo dia, quando questionado por um médico durante uma audiência no Senado sobre se é possível que a Covid-19 tenha surgido de um acidente de laboratório em Wuhan, Fauci respondeu que “essa possibilidade certamente existe”.

Dias após o evento do Poynter, o PolitiFact “discretamente” retirou uma checagem de fatos de setembro de 2020 que rotulava a alegação do surgimento em laboratório do vírus como  “teoria da conspiração”.

“A afirmação é imprecisa e ridícula”, disse a checagem de fatos agora arquivada. 

Em uma nota do editor atualizada publicada em 17 de maio, o PolitiFact explicou por que agora removeu o rótulo.

“Quando essa checagem de fatos foi publicada pela primeira vez em setembro de 2020, as fontes do PolitiFact incluíam pesquisadores que afirmaram que o vírus SARS-CoV-2 não poderia ter sido manipulado. Essa afirmação é agora mais amplamente contestada”, afirma a nota.

Durante o Radar da Mídia desta segunda-feira (24), os analistas políticos do Terça Livre relembraram a cobertura da grande mídia que, por meio dos checadores de fatos, encobriram as possibilidades do surgimento do coronavírus.

Para eles, a verdadeira cobertura midiática deve contar de forma verdadeira, todas as suspeitas, sem proteção à China.

Com informações: Epoch Times.

 

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DESSA NOTÍCIA NO RADAR DA MÍDIA DESSA SEGUNDA-FEIRA(24):

LEIA TAMBÉM:
Dr. Fauci não sabe explicar como casos de Covid despencaram no Texas após fim de restrições.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: