fbpx

Dr. Fauci não sabe explicar como casos de Covid despencaram no Texas após fim de restrições



Há quase um mês, o estado americano do Texas devolveu a liberdade aos cidadãos e suspendeu todas as restrições adotadas durante a pandemia do vírus chinês.

A decisão gerou protestos e críticas da mídia e do presidente Joe Biden, que temiam uma explosão de casos. No entanto, após três semanas de vida normal, sem uso obrigatório de máscara e com todas as atividades em funcionamento, o Texas surpreendeu e registrou queda significativa no número de contágios.

Durante entrevista ao programa Morning Joe, da MSNBC, nesta terça-feira (6), o Dr. Anthony Fauci, que é conselheiro médico da Casa Branca, tentou minimizar a redução de casos e disse para não “cantar vitória” tão cedo. Ele não soube explicar o motivo do que aconteceu no estado.

De acordo com a Fox News, até este final de semana o estado registrou o menor número de texanos contaminados pelo vírus em hospitais estaduais desde junho do ano passado.

Embora tenha havido um aumento nos casos relatados na segunda-feira, a média dos últimos sete dias caiu drasticamente desde o mês passado.

Para o médico da Casa Branca, seria prematuro concluir que a medida valeu a pena, e seria necessário observar os acontecimentos “a longo prazo”. Ele não soube explicar por que as medidas deram certo e reduziram os casos.

Quando Willie Geist, entrevistador da MSNBC, confrontou Fauci no sobre o aparente sucesso do Texas, o médico fez uma previsão terrível.

“Pode ser confuso, porque você pode ver um atraso e um atraso porque muitas vezes você tem que esperar algumas semanas antes de ver o efeito do que está fazendo agora”, disse Fauci. “Não tenho muita certeza”, acrescentou. “Pode ser que eles estejam fazendo coisas ao ar livre. Temos que esperar para ver a longo prazo”.

No Twitter, as declarações do médico geraram repercussão e é um dos assuntos mais comentados da rede social. Alguns internautas comparam Dr. Fauci com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, e o Texas com a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, onde o prefeito é crítico ao lockdown, defende tratamento precoce e as mortes e internações estão em queda.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: