fbpx

Eficácia de 100% da CoronaVac foi calculada com base em 7 pacientes que receberam placebo

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo


A CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia geral de 50,38%, afirmou o Butantan nesta terça-feira (12).

Os dados apresentados destoam das informações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de que a vacina teria entre 78% e 100% de eficácia.

O Butantan explicou que os valores repassados anteriormente pelo Governo de São Paulo se referem apenas à eficácia da vacina em relação a casos graves ou moderados, e que precisaram de alguma atenção médica.

Além disso, a taxa de eficácia de 100% foi calculada com base em uma amostra de apenas sete pacientes com esse quadro da doença, todos no grupo placebo.

“É um dado ainda pequeno, não tem significância estatística, embora demonstre uma tendência e esperamos que se confirme”, admitiu Ricardo Palácios, diretor médico de pesquisa clínica do Butantan.

“Não há nenhuma promessa de que ninguém vai morrer da doença se for vacinado, porque nenhuma vacina pode fazer essa promessa”, disse.

Ainda de acordo com ele, a taxa de eficácia menor do que a apresentada inicialmente deve-se à definição de casos utilizada na pesquisa.

Palácios explicou que foram considerados para avaliação também os casos leves da doença (aqueles que não precisam de atendimento) em uma decisão que ele chamou de “consciente” para que os estudos da fase três atingissem mais rapidamente o número mínimo de casos positivos exigidos:

“A vantagem é termos um estudo mais rápido. Estávamos sacrificando eficácia para aumentarmos o número de casos e termos uma resposta mais rápida. Foi uma decisão arriscada, mas precisávamos dessa resposta rápido”, declarou.

O pesquisador explicou que ao ampliar a definição de caso de covid-19, incluindo casos positivos independentemente da gravidade, torna-se mais fácil identificar os casos, mas perde-se em especificidade, fazendo a eficácia global da vacina cair.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: