fbpx

Embaixador exalta relações da China com o Brasil em entrevista a jornal chinês



Em entrevista ao jornal estatal do Partido Comunista Chinês Global Times, no final de abril, o embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita, comemorou a parceria em vacinas entre os dois países.

O embaixador exalta a “cooperação em vacinas” entre Brasil e China e diz que a parceria tem sido um dos aspectos mais proeminentes contra a crise da Covid-19.

“Esperamos que em um futuro próximo possamos aumentar ainda mais essa cooperação em termos de obtenção de mais doses, e estreitar o relacionamento entre nossas instituições, pois temos instituições de saúde bem estabelecidas no Brasil”, declarou. “Graças à cooperação com a China, conseguimos dar início ao programa de vacinação no Brasil”, diz em outro trecho da entrevista.

Questionado se as relações bilaterais entre China e Brasil serão afetadas pela nova liderança dos Estados Unidos, o embaixador responde que essas relações são determinadas apenas pelos dois países e o Brasil não tem que escolher um lado.

“O Brasil não sente que temos que escolher um lado. Queremos ter o melhor relacionamento possível com os dois países. Não vemos isso como um jogo de soma zero”, declara.

O assunto foi tema de comentários durante o Boletim da Manhã desta segunda-feira (10). “É impressionante o que estamos vendo. Você tem um país que tortura os uigures — um grupo étnico que existe na China — existem vídeos e filmagens dos campos de concentração dessas pessoas, um país em que  a internet é controlada, em que pessoas somem se falarem mal de Xi Jinping. Esse é o país com que as pessoas querem ampliar as relações. Qual exemplo a China é para mundo? O mínimo a se fazer seria impor sanções até que a China pare de torturar as pessoas”, comentou o jornalista e apresentador do programa, Max Cardoso.

Assista à íntegra do comentário

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: