fbpx

Empresas em Portugal excluem Huawei de projeto 5G



De acordo com informações da Revista Oeste,  três grandes empresas que dominam o setor de telefonia em Portugal, garantiram na última quinta-feira (30) que não usarão a tecnologia da Huawei em suas redes 5G.

As companhias Vodafone, NOS e Altice declararam que, apesar de o governo português não proibir a presença da estatal chinesa no país, a tecnologia asiática não será usada.

As empresas dominam o mercado na região e mandaram avisar que não terão equipamentos da Huawei em sua rede principal. Além disso, devem escolher os melhores parceiros para cada um dos componentes da rede.

Ainda segundo a revista, o ministro da Infraestrutura de Portugal, Pedro Nuno Santos, confirmou à agência Reuters que “está ciente” do anúncio. Entretanto, acrescentou que nada tem a ver com imposições do governo português. “Não temos problemas com nenhum fabricante”, afirmou Nuno Santos.

O ministro informou que um grupo foi criado pelo governo, para avaliar riscos e questões de segurança cibernética ligadas ao 5G .  De acordo com ele, o grupo não tirou conclusões sobre nenhum fornecedor em particular.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...