fbpx
Andrew Harnik/AP Photo/Al Jazeera

Estados Unidos pedem desculpas após ataques com drones a Cabul que vitimaram civis



 

Os Estados Unidos reconheceram um erro estratégico em um ataque promovido por meio de drones mês passado em Cabul, no Afeganistão. As forças militares do país pediram desculpa pelo “erro trágico”, mas consideraram o ataque justificado, uma vez que acreditavam que o local tinha ligação com terroristas do Estado Islâmico.

A informação com relação ao erro foi comunicada pelo general dos fuzileiros navais Frank McKenzie, que é chefe do Comando Central dos EUA. Segundo seu relato, com o ataque as forças acreditavam que estariam evitando uma ameaça iminente às forças norte-americanas no aeroporto da cidade.

O Pentágono esclareceu que avalia reparações e que a ofensiva de 29 de agosto tinha como alvo um homem-bomba do Estado Islâmico que representava ameaça iminente para as tropas lideradas pelos EUA no aeroporto, enquanto completavam os últimos estágios de sua retirada do Afeganistão.

Os Estados Unidos agora consideram improvável que os mortos fossem membros da afiliada local do Estado Islâmico, ISIS-Khorasan, ou representassem ameaça direta às forças do país.

O secretário de defesa dos Estados Unidos também se pronunciou sobre o incidente.

“Nossa investigação agora conclui que o ataque foi um erro trágico. […] Agora sabemos que não havia conexão entre o Sr. Ahmadi e o ISIS-Khorasan, que suas atividades naquele dia foram completamente inofensivas e nada relacionadas com a ameaça iminente que acreditávamos enfrentar. […] Pedimos desculpas e faremos o possível para aprender com esse erro horrível”, disse.

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: