fbpx

EUA e União Europeia barram vacinados com CoronaVac



O governo norte-americano e a União Europeia seguirão barrando pessoas vacinadas com a vacina CoronaVac.

Nos EUA, o viajante terá que comprovar ter tomado as duas doses da Pfizer ou da Moderna, ou a dose única da Jansen. Caso não comprove a vacinação, poderá ser obrigado a cumprir quarentena de 10 a 15 dias. 

Já a entidade europeia decidiu não incluir a Coronavac na lista de permissões para a entrada. Entre as vacinas adotadas no Brasil, a Oxford/Astrazeneca está entre as aceitas pelo bloco.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, virou alvo de ataques após ter afirmado que os chineses inventaram o coronavírus e têm vacina com a eficácia mais baixa que os imunizantes desenvolvidos nos Estados Unidos.

Dados mais recentes apontam que a CoronaVac tem 50,4% de eficácia. A vacina da Pfizer demonstrou eficácia de 95%. Já a AstraZeneca tem eficácia de 79%.

“Aqui no Brasil nós temos a Anvisa, que deu condições para essa vacina ser administrada à população, e agora nós temos essa notícia, tanto a União Europeia quanto os EUA não permitindo a entrada de turistas vacinados com a CoronaVac”, apontou o analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Noite desta quinta-feira (29).

“Eu não sei quais foram as bases para que a CoronaVac não fosse aceita, mas temos mais uma atitude formal de estados que não aceitam a vacina chinesa. Criticar o ministro Paulo Guedes é uma bobagem, ele não disse nada demais, somente falou que a eficácia é baixa entre todas aquelas que estão disponíveis aqui no Brasil, e não estão proibidas de serem aplicadas. Realmente, ela tem uma eficácia mais baixa, o próprio Butantan falou isso. Então, eu não vejo nenhum escândalo no que o ministro falou”, comentou Carlos Dias sobre a fala de Guedes.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: