fbpx

EUA: Xerifes de Utah prometem ‘proteger firmemente’ Segunda Emenda

posse de armas de fogo


Todos os 29 xerifes do estado de Utah, nos Estados Unidos, assinaram nessa terça-feira (15) um termo afirmando que vão “proteger firmemente” a Segunda Emenda da Constituição norte-americana.

A declaração vem em meio às propostas legislativas e ordens executivas por parte do presidente democrata Joe Biden contra o direito da legítima defesa.

“É importante ressaltar que a Segunda Emenda de nossa Constituição, divinamente inspirada, afirma claramente que ‘o direito do povo de manter e portar armas não deve ser infringido’”, diz um trecho da declaração.

“Por meio deste, reconhecemos um princípio significativo subjacente à Segunda Emenda: o direito de manter e portar armas é indispensável para a existência de um povo livre”, acrescentou o documento.

No documento, os responsáveis estaduais pela segurança da população de Utah afirmam que a Constituição reafirma o direito de defesa dos cidadãos livres e que a carta é “motivada pela crescente preocupação pública” em relação ao direito previsto na emenda.

“Como seus xerifes eleitos, nós, individual e coletivamente, nos comprometemos a fazer tudo ao nosso alcance para proteger firmemente a Segunda Emenda e todos os outros direitos individuais garantidos pela Constituição”, afirmam os xerifes. 

“Compreendemos que as influências destrutivas que existem atualmente em nosso país só cederão quando mulheres e homens em todos os lugares se preocuparem genuinamente uns com os outros. Devemos confiar na Providência e nos preocupar profundamente em preservar a Constituição e suas liberdades para ser um povo forte e próspero”, concluíram.

Nos últimos meses, políticos do Partido Democrata vêm lutando contra o direito do cidadão de adquirir armas de fogo para a sua própria defesa.

Em abril deste ano, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, chegou a declarar que Biden possui forte interesse para emitir ordens relacionadas ao controle de armas. “O presidente não vai esperar que o Congresso aja para tomar medidas executivas adicionais – este é o começo”, disse ela na época.

Ao analisar o caso durante o Boletim da Noite de terça-feira (15), o jornalista Allan dos Santos lembrou ainda que o estado de Utah não é um estado conservador, de direita, como é, por exemplo, o Texas.

“É um estado bem democrata, e isso mostra mais uma vez como o Biden está conseguindo destruir por completo o império dos democratas. Isso ocorreu algumas vezes aqui nos Estados Unidos”, apontou o jornalista.

Quando um democrata assume o poder e começa a tomar certas decisões tão radicais e tão próprias do partido comunista – que existe aqui nos Estados Unidos e muita gente não sabe, mas existe -, e o que acaba acontecendo? Aquele discurso que talvez possa ludibriar algumas pessoas a votarem em um democrata cai por terra e os democratas acabam colocando o que realmente querem, destruir a Constituição americana e destruir o sonho americano, destruir os Estados Unidos”, lamentou Allan dos Santos.

“Como nos Estados Unidos a descentralização é uma pedra angular, isso faz com que você tenha decisões absurdas sendo tomadas em alguns estados e condados, e você tenha outros estados, como é o caso de Utah, onde mesmo com uma certa predominância democrata, eles olhem e falem ‘isso é muito assustador, não é algo que eu quero, preciso imediatamente dar um passo para trás’. Mesmo que o estado ou políticos e lideranças não assumam uma postura mais conservadora, chega um limite em que eles precisam dar um passo atrás, porque tem alguma coisa errada”, concluiu o jornalista.

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: