fbpx

Ex-embaixador brasileiro diz “O Brasil está mias isolado do que nunca”



Conforme publicou a Revista Época, na segunda-feira (11), com a possível vitória do Democrata, Joe Biden, o isolamento do Brasil deve aumentar “ainda mais” no cenário internacional diz o ex-embaixador  Roberto Abdenur á BBC News Brasil.

“O Brasil está mais isolado do que nunca. E está claro a essa altura que a diplomacia brasileira não será capaz de promover as mudanças de postura que agora se tornam essenciais nessa atmosfera política internacional com a eleição de Biden, porque nossa política externa, baseada em fantasias, visões conspiratórias, maniqueísmos, rejeição ao multilateralismo, está firmemente enraizada na ideologia de extrema direta do Bolsonarismo”, disse Abdenur.

“Não vejo como o Brasil possa se mover de maneira a tornar mais palatáveis, mais facilmente administráveis as várias dificuldades que surgem com o novo governo americano”, acrescenta.

Mas ele disse que ainda acredita que mesmo com as relações se tornando difíceis os Estados Unidos não podem “dar as costas ao Brasil”.

“O Brasil não é um país ao qual os EUA podem dar as costas, até porque Biden atribui muita importância à questão ambiental”, falando sobre as ameaças sofridas por Joe Biden.

 

Sobre o Colunista

Maria Cecília Araujo Lemos

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: