fbpx

Ex-ministro Mandetta ataca Paulo Guedes durante depoimento em CPI

© Wilson Dias/Agência Brasil


O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi o primeiro a depor à  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na terça-feira (4).

A sessão teve início pela manhã e seguiu durante todo o dia. Somente as declarações de Mandetta somam-se à mais de 5h.

Entre os assuntos tratados estiveram a disputa por respiradores por estados e municípios, o tratamento precoce, os planos de ação do Ministério da Saúde sob o comando de Mandetta, a compra de vacinas, entre outras pautas relacionadas à pandemia da Covid-19 e a gestão do ex-ministro.

Ao rebater afirmação do ministro da Economia de que Mandetta “saiu com R$ 5 bilhões no bolso” e não agiu para a compra de vacinas, Mandetta disse que “Guedes é desonesto intectualmente”.

Conforme o Terça Livre noticiou, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou no dia 17 de março que o ex-ministro da Saúde deveria ter comprado doses da vacina contra o coronavírus, mas não o fez.

“No dia que ele comunicou [sobre a pandemia], Mandetta saiu do Congresso com R$ 5 bilhões no bolso. É desde aquela época que deveríamos estar comprando vacina, não é mesmo? O dinheiro estava lá”, disse Guedes em entrevista à CNN.

Mas de acordo com Luiz Henrique Mandetta, o ministro da Economia ignorava alertas da Saúde sobre a evolução da pandemia.

As declaração de Mandetta motivaram o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a apresentar um requerimento convocando o ministro Paulo Guedes para depoimento na Comissão.

O ex-ministro da Saúde, agora crítico ferrenho do governo Bolsonaro, também disse que o ministro da Economia não “ajudou nada” e que é “pequeno” para o cargo que ocupa hoje.

O relator da CPI da Pandemia no Senado, Renan Calheiros (MDB), apoiou a ideia do senador Randolfe sobre a convocação de Guedes.

ASSISTA AO BOLETIM DA NOITE DESSA TERÇA-FEIRA (5):

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: