fbpx

Explicando dividendos

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil


 

Dividendos são parte do lucro líquido ajustado que uma empresa divide entre seus acionistas. Mais detalhadamente, isto significa dizer que quando um investidor compra ações de uma determinada empresa, ele se torna obviamente sócio dela ou em linguagem mais comum, acionista.

Dessa forma, o acionista passa a ter direito a receber uma parcela do lucro dessa empresa condicionado à quantidade de ações que possui. Os dividendos são, portanto, uma recompensa ao investimento feito.

Toda essa regulação está na lei nº 6.404 de 1976 das Sociedades Anônimas.

Em nossa opinião, a tentativa do governo federal de taxar dividendos pode gerar uma descompensação entre risco aceitável e retorno esperado, fazendo com que investidores migrem seus recursos para outros ativos menos capazes de movimentar a economia.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: