fbpx

Expulso do DEM, Maia tem encontro com Lula

Lula Marques/Fotos públicas


Expulso do Democratas (DEM) por unanimidade, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia se ofereceu para colaborar com o programa de governo e nas articulações da campanha de Lula para a Presidência da República em 2022. 

De acordo com O Globo, os dois tiveram uma conversa fechada no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (11). Também participaram o prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) e a presidente do PT, Gleisi Hoffman. A previsão é que Maia seja filiado ao PSD.

As informações são de que a conversa durou 20 minutos e Maia disse que poderia ajudar a fazer a interlocução de sua campanha com políticos e setores da sociedade que hoje rejeitam o PT. Também se ofereceu para organizar debates e discutir soluções para a pandemia da Covid-19. 

Aliados do petista avaliam o apoio como estratégico para trazer o apoio de eleitores de centro. Ainda de acordo com O Globo, especula-se, no entorno de Lula, que Maia deseje uma vaga de vice na chapa petista.

O assunto foi tema de comentários no Boletim da Manhã desta quarta-feira (15). De acordo com o analista político Italo Lorenzon, não existe “eleitor de centro”.

“Sociologicamente falando, não existe o ‘eleitor de centro’, quer dizer, pode ser até que exista, mas é sociologicamente irrelevante o sujeito que vota no centro por convicção. Ele pode votar em uma terceira via, que ele identifica como terceira via à direita ou à esquerda”, observou. 

“Não podemos ignorar o fato de que, por mais que digamos que o MBL é ‘cachorrinho’ do PSDB, o sujeito que é ‘minion’ do MBL, por assim dizer, ele entende que é de direita, que ele vai votar no Moro, porque Moro é alguém verdadeiramente de direita, ou que o Danilo Gentilli é alguém verdadeiramente de direita, há essa percepção, por mais que discordemos dela. Agora, o indivíduo que vota no centro pelo centro, é muito raro”, acrescentou Lorenzon.

ASSISTA À ÍNTEGRA DO COMENTÁRIO:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: