fbpx

Facebook irá censurar ‘fake news’ sobre covid e vacinas



Na última segunda-feira (8), o Facebook anunciou que irá censurar postagens sobre vacinas, em que as organizações de saúde ou seus verificadores de fatos considerarem falsas as informações divulgadas.

“Hoje, estamos expandindo nossos esforços para remover falsas alegações no Facebook e Instagram sobre Covid-19, vacinas Covid-19 e vacinas em geral durante a pandemia”, publicou a plataforma. “Desde dezembro, removemos as alegações falsas sobre as vacinas Covid-19 que foram desmascaradas por especialistas em saúde pública.”

“Após consultas com as principais organizações de saúde, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos expandindo a lista de alegações falsas que removeremos, para incluir alegações verdadeiras sobre o coronavírus e vacinas”, afirmou o Facebook.

O Facebook acrescentou que vai “começar a aplicar esta política imediatamente”, acrescentando que vai se concentrar em editores, grupos e contas que violam suas regras.

“Reivindicações sobre COVID-19 ou vacinas que não violam essas políticas ainda serão elegíveis para revisão por nossos verificadores de fatos terceirizados e, se forem classificadas como falsas, serão rotuladas e rebaixadas”, afirmou a empresa de tecnologia.

Um dos principais verificadores de fatos do Facebook é a Lead Stories, uma empresa que recebeu fundos via Facebook, Google e o proprietário da TikTok ByteDance, que tem ligações com o regime chinês.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: