fbpx

Facebook: Trump ficará suspenso por dois anos e só voltará ‘se as condições permitirem’

Donald Trump/ Erin Schaff/ Zumma Wire


O Facebook anunciou nesta sexta-feira (4) que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ficará suspenso da plataforma até 2023 e só voltará “se as condições permitirem”.

A decisão é uma resposta da rede social de Mark Zuckerberg ao seu Comitê de Supervisão, que pediu uma decisão definitiva sobre o caso. 

O período de dois anos conta a partir de 7 de janeiro, quando Trump foi censurado tanto no Facebook quanto no Instagram. O ex-mandatário também foi banido do Twitter. A medida ocorreu um dia após o episódio no Capitólio.

A Big Tech atribuiu os atos daquele dia aos apoiadores do então presidente e afirma que Trump “incitou” violência, mesmo depois que o ex-mandatário publicou um vídeo pedindo ordem e paz aos manifestantes. Esse vídeo, inclusive, foi removido da plataforma no mesmo dia. 

De acordo com o Facebook, após o período de dois anos, a rede social buscará especialistas para avaliar se o “risco para a segurança pública” diminuiu.

“Avaliaremos fatores externos, incluindo casos de violência, restrições a reuniões pacíficas e outros indicadores de agitação civil. Se determinarmos que ainda há um risco sério para a segurança pública, estenderemos a restrição por um determinado período de tempo e continuaremos a reavaliar até que o risco diminua”, afirmou a plataforma.

A medida aplicada a Trump também valerá para demais políticos de todo o mundo a partir de agora. As figuras públicas que descumpram as regras serão punidas com restrições de um mês a dois anos, como mostra a imagem abaixo, dependendo do nível de gravidade. No caso de Trump, a rede social optou pela pena mais dura.

Donald Trump reagiu ao veredito do Facebook. Por meio de sua assessoria, disse ser um insulto aos 75 milhões de americanos que votaram nele em 2020. “Nosso país não pode aceitar esse abuso”, declarou.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: