fbpx

Fernando Rodolfo é o relator de processo contra Daniel Silveira no Conselho de Ética



O Conselho de Ética da Câmara dos deputados definiu nesta quarta-feira (24) o relator do processo contra o deputado federal Daniel Silveira.

Conforme o Terça Livre noticiou, Silveira foi preso no último dia 16 de fevereiro por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Durante a reunião de hoje, o presidente do colegiado, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), anunciou que o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) será o relator da representação contra Daniel Silveira.

O parlamentar é acusado de ofender os ministros integrantes do STF e fazer apologia ao AI-5, instrumento utilizado durante a ditadura militar.

“Meu relatório será técnico e não político. O que vai estar sendo analisado é se houve quebra do decoro parlamentar”, publicou o relator em seu perfil no Twitter.

“Faremos um trabalho com serenidade e o equilíbrio que o caso requer”, declarou.

Maurizio Rodrigues Spinelli, advogado de Daniel pediu que o parlamentar pudesse comparecer pessoalmente às discussões, no entanto, como Moraes já havia determinado a participação por videoconferência, o presidente do Conselho de Ética manteve a decisão do ministro.

Nessa primeira reunião, o colegiado analisou outro processo contra Silveira, a representação (17/19), feita pelo PSL.

Nesse caso, o partido, que expulsou Daniel Silveira no dia 17 de fevereiro, acusa o parlamentar de ter gravado ilegalmente uma reunião da sigla.

“Já que o partido suspendeu tanto a mim, quanto vários outros deputados à época desse fato, e já se cumpriu essa punição, que já está nas portas de ela terminar, então não creio que fosse necessária essa discussão”, disse o deputado, que fez sua defesa diretamente do batalhão da Polícia Militar onde está preso, no Rio de Janeiro.

O início das votações em Plenário interrompeu o exame do processo e a próxima reunião do Conselho de Ética ficou marcada para a próxima terça-feira, 02 de março.

CASO FLORDELIS

Durante a reunião desta quarta-feira (24) também foi escolhido o relator do processo contra a deputada federal Flordelis (PSD-RJ).

A parlamentar é acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo desde o dia 24 de agosto do ano passado.

No entanto, a representação contra a deputada Flordelis só foi elaborada pela Mesa Diretora da Casa em outubro de 2020.

O relator do caso será o deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

Com informação: Agência Câmara de Notícias.

Assista os nossos Boletins no Facebook e no Instagram.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: