O jornalista intimado sob inquérito sigiloso do Supremo Tribunal Federal (STF), Allan dos Santos, em ato de desobediência civil não compareceu nesta terça-feira (28/1), à corte.
Sobre o caso, figuras públicas começaram a manifestar-se através das redes sociais.
No Twitter a deputada federal, Bia Kicis (PSL), disse que “só quem tem atribuição p/ fiscalizar o STF é o Senado. Não falta vontade mas como deputada só posso apresentar e votar projetos para coibir abusos, o que tenho feito mas sem muita adesão de grande parte dos colegas“.
O jornalista do Agora Paraná, Oswaldo Eustáquio, se solidarizou:
“Minha solidariedade a @allantercalivre que foi chamado para depor no STF sem ter acesso aos autos. Sem saber se se é testemunha, réu, absolutamente nada, no escuro. A esquerda quer usar esse Tribunal para calar jornalistas conservadores. Não vamos deixar!“, tuitou.
Minha solidariedade a @allantercalivre que foi chamado para depor no STF sem ter acesso aos autos. Sem saber se se é testemunha, réu, absolutamente nada, no escuro. A esquerda quer usar esse Tribunal para calar jornalistas conservadores. Não vamos deixar!
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldojor) January 28, 2020
Do Direto Aos Fatos, a jornalista Camila Abdo exclamou o estado de exceção e indagou a legitimidade da convocação: “Estamos em Estado de Exceção. Como uma pessoa é convocada a prestar depoimento sem saber do que é acusada? Vivemos em uma ditadura agora? STF virou a Gestapo agora?”
Estamos em Estado de Exceção. Como uma pessoa é convocada a prestar depoimento sem saber do que é acusada?
Vivemos em uma ditadura agora? STF virou a Gestapo agora? https://t.co/JcOjLGOagi— Camila Abdo (@camila_abdo) January 28, 2020
O MBC, Movimento Brasil Conservador, apontou a insanidade da situação: “Absurdo o que está sendo protagonizado pelo STF! A passividade e o silêncio do poder Legislativo são igualmente absurdos! Nessas horas o tal “sistema de freios e contrapesos” deixa de existir? Todo apoio ao jornalista @allantercalivre e repúdio total à ditadura do Judiciário!”
Absurdo o que está sendo protagonizado pelo STF!
A passividade e o silêncio do poder Legislativo são igualmente absurdos!
Nessas horas o tal "sistema de freios e contrapesos" deixa de existir?
Todo apoio ao jornalista @allantercalivre e repúdio total à ditadura do Judiciário! https://t.co/O1P9WrGoae
— MBC – Movimento Brasil Conservador (@EuSouMBC) January 28, 2020
O deputado federal e jornalista, Paulo Eduardo Martins, classificou o inquérito como obra kafkiana: “O STF tornou a obra de Franz Kafka uma realidade. A Corte existe exatamente para que casos como o de “O processo” não aconteçam, não para realizá -los. Absurdo“.
O STF tornou a obra de Franz Kafka uma realidade. A Corte existe exatamente para que casos como o de "O processo" não aconteçam, não para realizá -los. Absurdo. https://t.co/N6zpalkMxm
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) January 28, 2020
A juíza de direito no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ludmila Lins Grilo, falou sobre a prerrogativa legal do inquérito: “Os advogados têm prerrogativa de consulta a autos de inquérito (art. 7°, XXI do Estatuto da OAB). O §12° diz que a negativa de acesso aos autos configura abuso de autoridade. Tenho certeza de que a OAB está atenta e vigilante quanto à defesa das prerrogativas de seus membros!”
Os advogados têm prerrogativa de consulta a autos de inquérito (art. 7°, XXI do Estatuto da OAB). O §12° diz que a negativa de acesso aos autos configura abuso de autoridade. Tenho certeza de que a OAB está atenta e vigilante quanto à defesa das prerrogativas de seus membros! ❤️
— Ludmila Lins Grilo (@ludmilagrilo) January 28, 2020
#SOMOSTODOSALLANDOSSANTOS
Nenhuma nota da Associação dos Jornalistas, da OAB?!
Da ditadura do STF, os críticos do regime militar não se manifestam, né? E muita hipocrisia !
kkkkkkkkkkk. Só tem uma figura aí: o Paulo Eduardo Martins. Chachora
Allan dos Santos é o nosso novo Carlos Lacerda.
O STF CAIU NO RIDÍCULO!! É O PIOR STF QUE EXISTIU!! RIDÍCULOS ESPECIALMENTE O TOFFOLI E O ALEXANDRE DE MORAES!! PRA NÃO DIZER ANALFABETOS E AUTORITÁRIOS DITADORES!!!
Canalhas e Hipócritas. Gritam por liberdade de imprensa, mas vocês todos são a favor da prisão e expulsão do Gleen!