fbpx

Filipe Martins vira réu por ajustar o terno



A Justiça Federal do DF aceitou na última quarta-feira (23) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins. O assessor é acusado de ter feito um suposto gesto racista com as mãos durante uma sessão do Senado Federal quando estava simplesmente ajustando o terno.

Segundo o MPF, a ação imitaria as letras W e P, que significam White Power em inglês, ou “Poder Branco”. O ex-embaixador de Israel Yossi Shelley chegou a sair em defesa do assessor presidencial dizendo que não poderia ficar indiferente “à injustiça e às acusações sobre o símbolo nazista (supremacia branca) que são atribuídas a ele”, pois isto seria banalizar sofrimento do povo judeu diante das memórias do Holocausto.

Segundo o MPF, o assessor supostamente difunde ideias “extremistas” e agiu “de forma intencional”, tendo “consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude do seu gesto”.

Filipe Martins vai responder por praticar e induzir discriminação e preconceito de raça e pode ser condenado à prisão. Uma multa de R$ 30 mil reais também pode ser imposta.

A advogada Fabiana Barroso recordou durante o Boletim da Noite de quinta-feira (24) a semelhança entre os casos de Daniel Silveira e o de Filipe Martins, classificando-os como “mera perseguição”.

“Daniel Silveira era da base de apoio parlamentar do presidente Bolsonaro, e Filipe Martins é assessor da Presidência, ligado diretamente ao presidente Bolsonaro. No caso do Filipe Martins, também é uma perseguição aos conservadores porque a pauta do Filipe é muito bem dita, ele levanta as bandeiras corretas”, afirmou a advogada.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: