Finlândia reinstalará controles de fronteira para viajantes de dentro da Europa durante quatro dias devido à cúpula do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Helsinque.
As informação foram concedidas pelo governo finlandês nesta sexta-feira (13).
O Ministério do Interior informou em um comunicado:
O objetivo disso é fazer com que os cidadãos estrangeiros viajando para ou da Finlândia cumpram as condições para entrar ou permanecer no país, como determinado na lei, e para identificar pessoas que possam representar um risco.
Trump e Putin se encontrarão na capital finlandesa na segunda-feira, 16 de julho, e vários protestos estão sendo planejados.
O maior deles, que deve promover o meio ambiente, a paz, os direitos humanos e a democracia, está marcado para domingo, o dia em que o presidente norte-americano deve chegar.
“Os controles na fronteira interna… visarão passageiros de acordo com as avaliações de ameaça e risco feitas conjuntamente pelas autoridades de segurança interna”, disse o ministério.
A medida já era esperada. As verificações começarão ao meio-dia desta sexta-feira.
A Finlândia adotou controles de fronteira para viajantes de dentro da Europa pela última vez em 2008, em virtude de uma reunião de ministros de Relações Exteriores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Fonte: Tarciso Morais (Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia)
Comente