fbpx

Folha admite erro em matéria sobre vacinas vencidas



 

A Folha de S. Paulo admitiu na última terça-feira (6) que errou em reportagem sobre a aplicação de vacinas vencidas contra a Covid-19. A admissão do erro veio após o Ministério da Saúde e municípios negarem as acusações feitas pela mídia de esquerda. Mesmo admitindo o erro, a reportagem diz ainda que “apontou um problema real”. 

“Reportagem da Folha sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde. [..] A reportagem apontou um problema real. Tanto que, após sua publicação, algumas cidades anunciaram processos de revacinação devido à aplicação de doses fora do prazo de validade”, diz a mídia.

A Folha também alterou o título original da reportagem, que foi de “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles” para “Registros indicam que milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles”.

O médico infectologista Francisco Cardoso, que esteve recentemente na CPI da Covid para explicar sobre o tratamento inicial contra a Covid-19, apontou a reportagem da Folha como uma das mais desastrosas para a Saúde.

“A ânsia de querer produzir pautas negativas contra Jair Bolsonaro fez a Folha publicar uma das reportagens mais desastrosas para a saúde pública deste país. Foi a ‘escola base’ do jornalismo de dados brasileiro. Esse pedido de desculpas é muito pouco diante do tamanho do estrago”, escreveu o médico.

O analista político Carlos Dias lamentou durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (7) que manipulações realizadas por veículos de esquerda acabam saindo impune.

“A manipulação é evidente. É sempre aquela história: ‘recebemos de fontes’. Usar o esquema antigo de ‘proteção de fonte’ para aquilo que você mesmo eventualmente produziu. Mas não, parece que tudo pode ser divulgado e o objetivo é único: o desgaste do presidente e o desgaste do governo”, lamentou Carlos Dias, ressaltando a falta de compromisso da velha mídia com a verdade ao deixar de checar o conteúdo recebido.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: