fbpx

França tem dia de protestos contra governo Macron

Fumaça vermelha é usada em protestos em Paris contra lei de segurança nacional Foto: Thomas COEX / AFP


Milhares de franceses foram às ruas neste sábado (28) na França, para protestar contra a Lei de Segurança Global, defendida pelo presidente Emmanuel Macron.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Nacional, mas dois artigos da futura legislação são contestados por organizações de defesa dos direitos humanos e sindicatos de jornalistas.

Eles alegam que o projeto seria uma tentativa do governo de intimidar participantes de manifestações, de querer restringir a atividade da imprensa e violar liberdades individuais.

De acordo com a Revista Oeste, na prática, a lei protege a polícia dos cidadãos e dos jornalistas. Será possível punir pessoas com sanções penais, caso agentes de segurança decidam que estão sendo postos em risco por elas. Críticos consideram a nova política uma mordaça e violação de direitos da população.

Houve protestos nas cidades de Lille (norte) e Montpellier (sudeste). Em Paris, centenas de manifestantes começaram a se reunir no início da tarde na Praça da República, de acordo com o Estadão. A polícia usou gás lacrimogênio para dispersar os protestos.

 

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: