fbpx

‘Frase não mata ninguém, o que mata é desvio de dinheiro’, diz Bolsonaro em recado a Renan Calheiros



O presidente Jair Bolsonaro enviou recado ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da CPI da Covid. Durante audiência nesta quarta-feira (5) o ex-ministro Nelson Teich foi interpelado por Calheiros se as palavras ou comportamento de Bolsonaro colaboraram para as mortes por Covid-19.

Bolsonaro respondeu durante live desta quinta-feira (6) que, se estivesse na CPI, responderia: “Prezado senador, frase não mata ninguém. O que mata é desvio de recursos públicos que seu estado desviou. Então, vamos investigar o teu filho que a gente resolve esse problema. Desvio mata. Frase não mata.”

Renan Calheiros é investigado por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na construção do Canal do Sertão, no Alagoas. Contra o congressistas, pesam nove processos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente também ironizou a postura de senadores que se colocam como “entendidos em ciência” e sugeriu que os congressistas se apresentem para o cargo de ministro da Saúde.

“Tem alguns senadores ali que pelo amor de Deus, sabem tudo. Se apresente você hoje para ser ministro da Saúde. Eu te nomeio no lugar do Queiroga e vai resolver o problema das mortes no Brasil”, declarou.

Como noticiou o Terça Livre, ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, rebateu Renan Calheiros (MDB-AL), após o senador questionar se palavras e comportamentos do presidente Jair Bolsonaro teriam impactado no número de mortes pelo vírus chinês.

Teich respondeu que esse tipo de avaliação e mensuração tem que ser feita de forma muito científica. “Porque eu conseguir projetar a partir de palavras o quanto isso impacta a mortalidade, isso é muito difícil. Acho que isso é função da CPI, mas a partir de um comportamento mensurar casos e mortes, acho que não tenho como fazer isso”, declarou.

O assunto foi tema de comentários no Boletim da Manhã desta sexta-feira (7) (assista). O analista político Carlos Dias salientou a importância da declaração do presidente.

“Essa frase do presidente é muito importante. Vamos conclamar, se você sabe fazer, venha nos ensinar. É o mínimo de humildade que um governo tem que ter. Ao mesmo tempo, a frase não causa nenhuma repercussão negativa no sentido de dano a alguém. A gestão do filho do Renan Calheiros [Renan Filho MDB-AL] na pandemia causou ou vai ser avaliada no sentido de que ele poderia ter causado mortes. Vamos ver se essa CPI vai chegar lá”, disse.

Leia mais

‘O que está montado na CPI é um circo macabro’, analisa José Carlos Sepúlveda

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: