fbpx

Geórgia: filmagens mostram funcionários ‘produzindo’ caixas de votos



Nessa quinta-feira (3/12), durante uma audiência na Geórgia, a equipe jurídica do presidente Donald Trump apresentou imagens de vigilância, nas quais funcionários aparentemente estão produzindo caixas de votos.

Eles aparentemente dizem aos observadores, à noite, no dia da eleição, que podem ir embora. Após os observadores saírem da sala os funcionários começam a contar inúmeras caixas cheias com cédulas.

Na audiência em 3 de dezembro, Jacki Pick, uma advogada que está se oferecendo como voluntária no caso legal da campanha, disse que a equipe recebeu imagens de vídeo do centro de apuração de votos da State Farm Arena em Fulton County, Geórgia.

A equipe do presidente informou ainda que os observadores das pesquisas do Partido Republicano não tinham permissão para assistir ao processo de contagem no centro de votação.

De acordo com Pick, uma ocorrência incomum ocorreu mais tarde, por volta das 22h, horário local: uma mulher – descrita como uma mulher loira com tranças – disse aos trabalhadores para pararem de contar e avisou a todos para irem para casa.

Descrevendo o vídeo, Pick disse: “Todo mundo sai, incluindo os observadores republicanos e a imprensa, mas quatro pessoas ficam para trás e continuam contando e computando noite adentro.” Os quatro contaram sem serem observados até cerca de 1 da manhã, de acordo com o vídeo.

Pick disse que o vídeo mostra os trabalhadores eleitorais do condado de Fulton esperando em suas áreas de varredura até que os observadores e repórteres das pesquisas do Partido Republicano saiam da sala antes de começarem a “examinar as cédulas”, aparentemente sem qualquer observação.

Pick disse que às 23h, depois que todos foram embora, os trabalhadores são vistos retirando os recipientes, aparentemente malas.  Diante disso, foram questionados se é normal “guardar as malas das cédulas sob uma toalha de mesa”.

Nenhum dos oficiais explicou o porquê as caixas, que pareciam malas para as cédulas, eram mantidas sob uma mesa e retiradas depois que outros trabalhadores foram instruídos a ir para casa, na noite da eleição, após as 22h.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: