fbpx
gilmar mendes

Gilmar Mendes: ‘Que nos dediquemos à nossa tarefa de governar e governar bem’



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sugeriu, nesta sexta-feira (5) que o poder judiciário brasileiro também governa o país.

Em entrevista à emissora CNN Brasil, ao comentar a relação entre poderes em 2021, Mendes falou sobre como o STF ajudou a “governança” no que diz respeito à pandemia do vírus chinês.

“O tribunal ajudou e muito a governança, vamos dizer assim, no que diz respeito à crise sanitária, dando baliza do que não era possível fazer, retirando restrições que limitavam o executivo em relação à lei de responsabilidade fiscal”. Desde então, afirma Mendes, há um diálogo com o executivo.

Ainda de acordo com o ministro, vez em quando há um “rompante” com o executivo e o legislativo, mas tudo sendo tratado dentro do que chamou de “marcos institucionais”.

“A minha expectativa é que nos dediquemos a nossa tarefa de governar e governar bem”, disse. A declaração do ministro, no entanto, levantou críticas nas redes sociais.

Um internauta ao compartilhar a entrevista questionou: “Você votou em algum ministro do STF?”.

O debate sobre o ativismo judicial de ministros do Supremo Tribunal ganhou ainda mais força após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Diversas medidas tomadas pelo mandatário já foram derrubadas pelos ministros, cuja responsabilidade, segundo o próprio site do STF, é guardar a Constituição.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: