fbpx

Gilmar Mendes vota pela proibição de Missas e cultos

Gilmar Mendes


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mantendo a sua decisão, votou nesta quarta-feira (7) contra a liberação de missas e cultos durante a pandemia. Após o voto de Mendes, o julgamento foi suspenso e voltará nesta quinta-feira (8), com os votos dos demais ministros.

Segundo Mendes, que também é relator do caso, a medida é temporária e necessária diante da pandemia do vírus chinês. O togado alegou ainda que a liberdade de realização de cultos não é absoluta.

A discussão entrou em pauta depois que o ministro Nunes Marques, atendendo a uma ação movida pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), determinou que estados, municípios e o Distrito Federal liberassem a celebração das cerimônias religiosas. A Anajure alegou que a proibição dos cultos fere a liberdade religiosa e o princípio da laicidade do Estado.

O advogado-geral da União, André Mendonça, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, pronunciaram-se sobre a proibição de missas e cultos, dizendo ambos ser contra tal ação.

André Mendonça ressaltou que não há cristianismo sem vida comunitária, sem a casa de Deus e sem o Dia do Senhor. “É por isso que os verdadeiros cristãos não estão dispostos jamais a matar por sua fé. Mas estão sempre dispostos a morrer para garantir a liberdade de religião e de culto.”

Já Augusto Aras declarou que “as pessoas têm o direito de professar a sua fé. Direitos e garantias são postos em defesa do cidadão contra o Estado, e não em favor do Estado contra cidadãos”, pontuou, acrescentando que “a ciência salva vidas, [e] a fé também”. Aras disse ainda que fé e razão caminham lado a lado em defesa da vida e da dignidade humana “(…) abrangendo a saúde física, mental e espiritual.”

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: