fbpx

Google altera resultados da busca sobre vacina contra a Covid-19



A empresa de tecnologia Google decidiu nessa terça-feira (23) alterar os resultados de buscas para as pessoas que procuram informações sobre a vacina contra o vírus chinês. Agora, a Big Tech irá priorizar notícias que considerar relevantes.

Além de julgar o que é “relevante”, a plataforma dará prioridade às informações divulgadas por autoridades públicas de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Panamericana de Saúde (PAHO) e órgãos de saúde locais.

Agora, o usuário que pesquisar pelos termos “vacina covid” ou “vacina contra a covid-19”, por exemplo, será apresentado a uma publicação da OMS, seguida de notícias nacionais e locais. Já nas abas laterais, passarão a ser exibidos dois painéis com informações gerais da pandemia.

Antes da alteração feita pela Big Tech, o Google seguia a mesma lógica do algoritmo utilizado para uma busca qualquer, que priorizava qualidade do site, tempo de existência, procedência, quantidade de palavras-chave pesquisadas no texto, presença de sinônimos, localidade, relevância, entre outros critérios.

Em 2020, o termo mais buscado no Brasil foi “coronavírus”. Após a disponibilização da vacina, o termo “vacina covid” passou a ser o terceiro mais pesquisado pelos brasileiros.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: