fbpx

Governador da Califórnia pode perder o cargo

Divulgação Facebook/gov.ca


 

O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, pode sofrer um recall eleitoral e acabar sendo expulso do cargo após três anos de mandato. A medida é encabeçada por conservadores do local desde antes de a pandemia atingir os Estados Unidos com maior intensidade, ainda em 2020. As queixas dos eleitores aumentaram após as medidas contra a disseminação do coronavírus que foram adotadas pelo governador.

Uma cédula de recall foi enviada a todos os eleitores registrados na Califórnia, e a votação pessoalmente será realizada em 14 de setembro, de acordo com o The Washington Post. A cédula de revogação tem duas perguntas e os eleitores devem responder se querem remover o governador Newsom e, caso afirmativo, quem desejam que o substitua.

“Se a maioria votar não na primeira questão, ele permanecerá como governador. Se a maioria votar sim, eles querem revogar Newsom. Quem obtiver mais votos na segunda questão vence e se torna governador”, complementa o texto.

O principal ponto de descontentamento com o governador são as condições de vida na Califórnia pós-pandemia (ou, ao menos, período do pico que ela alcançou).

De acordo com a publicação, o candidato que obtiver mais votação no recall eleitoral poderá ser o novo governador do estado.

Isto poderá acontecer mesmo que uma parcela pequena do eleitorado dê margem de vantagem em virtude de uma mudança na lei eleitoral do estado no início do século XX promovida justamente pelos progressistas do Partido Democrata.

Com isso, a equipe de Gavin Newsom tem trabalhado para incentivar seus eleitores a votarem pela primeira opção na cédula.

O time também trabalha a estratégia de desencorajamento com relação a outros candidatos democratas viáveis ​​de concorrer.

Deste modo, os eleitores do ainda governador têm menores chances de se interessarem por possíveis oponentes, evitando uma segunda opção pela qual poderiam escolher.

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: