fbpx

Governador do Amazonas pede ao STF para não ir à CPI da Covid



Wilson Lima, governador do Amazonas, enviou uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa terça-feira (8) solicitando não comparecer à CPI da Covid. Até o momento, o governador será ouvido na próxima quinta-feira (10).

Após uma operação da Polícia Federal contra desvios na Saúde do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, decidiu antecipar o depoimento do governador na Comissão, que seria somente no dia 29 de junho.

Os advogados de Wilson Lima tentam argumentar que a convocação de um governador à CPI é inconstitucional porque supostamente violaria o princípio da separação de poderes. Sua defesa também aponta o ato como “abusivo”.

Antônio Nabor Areias Bulhões, um dos advogados de Wilson Lima, tenta alegar ainda que a convocação não deveria ser compulsória e que o governador deveria ter direito ao silêncio sobre “matérias que são objeto de investigações criminais”.

O advogado pede ainda que o governador do Amazonas seja tratado “sem agressividade, truculência ou deboche”, uma vez que alguns senadores têm usado uma “tática perversa de exposição e execração do convocado”.

Em 26 de maio, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o governador do Amazonas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura irregularidades nos cofres públicos.

“Houve não apenas diversas irregularidades relativas à contratação em si, bem como a prática de superfaturamento mediante o pagamento por serviços não prestados”, explicou a PGR.

“Uma verdadeira organização criminosa que tinha por propósito a prática de crimes contra a Administração Pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia, sendo certo que, em pelo menos uma aquisição, o intento se concretizou”, concluiu a PGR.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: