fbpx
Marcos Corrêa/PR

Governador do Maranhão ameaça usar força policial para defender ministros do STF



 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), disse no Twitter nessa segunda-feira (16) que estados estão dispostos a utilizar força policial contra supostos avanços autoritários contra os membros do Supremo Tribunal Federal (STF). A mensagem reforça a carta de solidariedade assinada por 14 governadores em apoio à Corte diante de supostas “ameaças e agressões” sofridas pelos ministros.

“14 governadores assinam nota em defesa do Supremo Tribunal Federal, dos seus ministros e das suas famílias, diante de ameaças e agressões. Não será por falta de proteção policial que vão acabar com a independência do Judiciário no Brasil”, publicou Flávio Dino.

A carta foi assinada pelos seguintes governadores: Rui Costa (Bahia-PT), Flávio Dino (Maranhão-PSB), Paulo Câmara (Pernambuco-PSB), João Doria (São Paulo-PSDB), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul-PSDB), Camilo Santana (Ceará-PT), João Azevêdo (Paraíba-Cidadania), Renato Casagrande (Espírito Santo-PSB), Wellington Dias (Piauí-PT), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte-PT), Renan Filho (Alagoas-MDB), Belivaldo Chagas (Sergipe-PSD), Ibaneis Rocha (Distrito Federal-MDB) e Waldez Goés (Amapá-PDT).

“No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e integridade do poder Judiciário”, diz a nota dos governadores.

O analista político Carlos Dias disse no Boletim da Manhã dessa terça-feira (17) que a declaração de Flávio Dino é extremamente grave.

“Governador de estado não é garantidor da ordem pública nacional. Se houver uma deposição de um ministro ou impeachment de um ministro, está sob a condição regular. O presidente irá se manifestar diante da autoridade constitucional que tem a capacidade de processar, julgar e definir essas condições, artigo 52 da Constituição, que confere ao Senado da República”, afirmou.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: