fbpx
GOV TEXAS

Governador do Texas assina lei que proíbe fechar igrejas



O governador do estado americano do Texas, Greg Abbott, assinou na última terça-feira (15) uma nova lei que proíbe as agências governamentais de ordenar o fechamento de igrejas e casas de culto.

Abbott afirmou que o projeto foi elaborado com o objetivo de proteger o direito previsto na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos sobre a liberdade religiosa.

“O direito da Primeira Emenda à liberdade de religião nunca será infringido”, escreveu o governador do Texas.

O deputado republicano Scott Sanford, um dos responsáveis pela produção da medida, declarou que as casas de culto “fornecem suporte espiritual, mental e físico essencial em tempos de crise”, como a pandemia do vírus chinês.

“O fechamento de igrejas não apenas eliminou esses ministérios e serviços essenciais”, argumentou o deputado, “mas violou sua liberdade religiosa, garantida por nossas leis e Constituição”.

Ao comentar o caso durante o Boletim da Noite de quarta-feira (16), o jornalista Allan dos Santos ressaltou o importante papel que o estado do Texas tem exercido nos últimos meses.

“Nós já sabemos que a defesa das liberdades que estão sendo feitas hoje no Texas têm sido um baluarte para o mundo inteiro. E repetirei o que já falei várias vezes aqui no Terça Livre: isso só pode ser feito porque, de fato, a Constituição permite e por causa da descentralização de poder”, apontou o jornalista.

“Essa descentralização de poder e essa força que existe nos Estados Unidos, que é muito mais da base para o topo do que do topo para a base, ou seja, nos Estados Unidos os estados são mais fortes do que o próprio Estado”, acrescentou.

“No Brasil, por incrível que pareça, é a força de cima que está tentando dar liberdade para o Brasil, mas encontra uma barreira, que são os governadores. Mas essa barreira não existe na Constituição, e então nós percebemos que existe uma força maior ainda, chamada STF, que não é uma força dada pela Constituição. Porque os três Poderes supostamente devem se balancear”, pontuou o jornalista.

“O que acontece é que temos esse caos no Brasil. O presidente tem que mendigar ao STF para que o povo possa ir para a igreja, enquanto o STF não permite que a polícia vá atrás dos bandidos, mas permite que os jornalistas vão para as suas redações”, lamentou Allan dos Santos. 

Com informações, The Epoch Times

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: