fbpx

Governadora da Dakota do Sul quer proibir aborto em casos síndrome de Down



A governadora republicana de Dakota do Sul, Kristi Noem, anunciou nesta segunda-feira (25) que apresentou um projeto de lei para proibir o aborto em casos de diagnóstico de síndrome de Down.

“Hoje, apresentei um projeto de lei para proibir o aborto com base em um diagnóstico de síndrome de Down”, disse Noem em um tuíte.

A governadora já vinha anunciando a legislação há algumas semanas em suas redes sociais.

“Estou ansiosa para o dia em que a Suprema Corte reconhecerá que todas as crianças, nascidas ou não, possuem o direito à vida inerentemente”, disse a republicana na última sexta-feira (22), dia do 48º aniversário da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos no caso Roe vs. Wade, que declarou o aborto legal em todo o país, segundo a Constituição.

“A Declaração de Independência resume o que todos sabemos em nossos corações como verdade: Deus criou cada um de nós e nos concedeu o direito à vida”, declarou Noem em um comunicado à imprensa hoje.

“Isso é verdade para todos, incluindo aqueles com um cromossomo extra”, completou.

O comunicado diz que duas em cada três “gestações com síndrome de Down” terminam em aborto na América. Esses relatórios ilustram que alguns condados europeus praticamente eliminaram crianças com o diagnóstico por meio do aborto, disse a Kota TV.

Atualmente a legislação estadual de Dakota do Sul proíbe o aborto após 13 semanas de gestação.

Há alguns anos os políticos republicanos dos estados tentam barrar as leis que visam ao assassinato de crianças no ventre de suas mães, porém encontram dificuldade por conta da lei federal que autoriza alguns casos da prática.

Em 2006 o então governador do estado, o republicano Michael Rounds, chegou a sancionar a mais ampla proibição de aborto do país. A intenção era criar um desafio legal à Roe vs. Wade, tornando crime a prática com exceção nos casos de risco de vida à mãe. Porém, no mesmo ano um referendo rejeitou a lei por 55% de votos favoráveis contra 45% contrários.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: