fbpx

Governo Biden volta atrás e reinicia parte da construção do muro em fronteira defendido por Trump

uigures, PCC, china, estados unidos, Trump, Biden, Mike Pompeo


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se rende e decide reiniciar a construção do muro de fronteira, finalizando um trecho de cerca de 13,4 milhas na fronteira-sul. A medida foi confirmada pela FoxNews na última quarta-feira (12).

A decisão de retomar a construção do muro, que foi uma das principais promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump, ocorre enquanto a crise na fronteira vem crescendo exponencialmente nos últimos meses.

A informação foi divulgada por um correspondente do jornal norte-americano Fox News, que obteve confirmação do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA (USACE).

A construção do trecho de aproximadamente 13,4 milhas será finalizada após pressão dos cidadãos da região e políticos, para minimizar o aumento incessante de travessias.

“A construção do muro permanece interrompida até o limite permitido por lei. De acordo com o DHS, começamos um trabalho crítico para reparar o dique de inundação do Vale do Rio Grande, que foi escavado para abrir caminho para o muro da fronteira. Este trabalho de remediação não envolverá a expansão da barreira da fronteira”, declarou USACE.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) explicou em um comunicado que os reparos “protegerão as comunidades fronteiriças de perigos físicos” deixados pela paralisação da construção.

Uma das primeiras ordens executivas do presidente Biden, quando assumiu o cargo, foi de interromper imediatamente toda a construção do muro de fronteira. Com a ordem do democrata, o aumento de migrantes piorou, à medida que o número de travessias ilegais continuam a aumentar e as “instalações de manutenção” ameaçam a saúde pública do país norte-americano.

De acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), houve um total de 178.622 encontros com migrantes em abril de 2021, marcando o maior total mensal em 20 anos.

O prefeito de Del Rio, Texas, Bruno Lozano, um democrata, expressou sua preocupação com o agravamento da crise e o fracasso do governo em controlá-la.

“Eles ficam nos dizendo que a fronteira está sob controle e eu simplesmente não entendo como, com um aumento de 392% somente neste ano fiscal”, apontou o prefeito democrata. “No ano passado, tivemos 19.724 capturas neste momento. E agora estamos em 97.398. Eu simplesmente não entendo como isso está sob controle.”

“Entendam bem: ele está retomando a construção do muro de uma parte da fronteira do Texas com o México. Mas, veja que interessante: ‘pressão da população’, lá funciona isso”, apontou o jornalista Max Cardoso, durante o Boletim da Noite de quarta-feira (12).

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: