fbpx

Governo de NY admite que escondeu casos de covid-19 em lares de idosos

O governador Andrew Cuomo em entrevista coletiva com a assessora Melissa DeRosa em 7 de maio de 2020.


A assessoria do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, pediu desculpas aos legisladores democratas após o governo encobrir o verdadeiro número de mortes em lares de idosos pela covid-19.

Quem admitiu a omissão dos dados foi a secretária de Governo, Melissa DeRosa durante uma videoconferência com líderes democratas estaduais.

Ela revelou que o governo Cuomo rejeitou um pedido legislativo para a contagem em agosto porque “quase na mesma época, o então presidente Donald Trump transformou o caso em um gigante futebol político”.

A afirmação veio à tona depois que o jornal NY Post teve acesso à gravação em que Melissa admite a omissão.

“Ele [Trump] começa a twittar que matamos todos em lares de idosos”, disse DeRosa. “Ele começa a perseguir o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, começa a perseguir o governador da Califórnia Gavin Newsom, começa a perseguir a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer.”

DeRosa disse ainda que Trump “instruiu o Departamento de Justiça a fazer uma investigação” sobre eles. “E basicamente, nós congelamos”, disse ela aos legisladores.

“Estávamos em uma posição em que não tínhamos certeza se o que íamos dar ao Departamento de Justiça, ou o que damos a vocês, o que começamos a dizer, seria usado contra nós enquanto não tínhamos certeza se haveria uma investigação”, disse.

Depois de lançar a bomba, a secretária pediu “um pouco de apreciação do contexto” e ofereceu o que parece ser o primeiro pedido de desculpas do governo Cuomo na forma de lidar com asilos em meio à pandemia.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: