fbpx

Governo indica seis nomes para Conselho da Petrobras

Petrobras


Os Ministério de Minas e Energia (MME) e da Economia enviaram oficias à Petrobras uma lista com seis indicações de nomes que poderão integrar o Conselho Administrativo da estatal.

Segundo o site oficial da Petrobras, os indicados são: Eduardo Bacellar Leal Ferreira – atual Presidente do Conselho -; Joaquim Silva e Luna; Ruy Flaks Schneider; Márcio Andrade Weber; Murilo Marroquim de Souza e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos.

A lista de indicados será ainda analisada durante a próxima Assembleia Geral Extraordinária da empresa.

Além de Eduardo Bacellar, Ruy Flaks Schneider também já é membro do Conselho, engenheiro industrial mecânico e também presidente do Conselho de Administração da Eletrobras.

O general Joaquim Silva e Luna foi indicado pelo Governo Federal para assumir a presidência da Petrobras, e pode assumirá o cargo ocupado hoje por Roberto Castello Branco.

Márcio Andrade Weber, engenheiro civil, e o geólogo Murilo Marroquim de Souza, indicados pelo MME, são ex-funcionários da estatal e atuaram na empresa entre as décadas de 70 e 9o.

Já a administradora Sonia Julia Sulzbeck Villalobos foi indicada pelo Ministério da Economia e compôs corpo do Conselho de Administração da Petrobras de maio de 2018 até julho de 2020, após ser eleita por acionistas.

Na semana passada, os conselheiros João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho, que integram o conselho, nomes que a União já havia indicado em fevereiro para continuarem no cargo, decidiram não aceitar a recondução.

O Governo Federal pretende que as novas indicações possam ajustar o Conselho a fim de que os preços dos combustíveis no Brasil se estabilizem.

No último dia 26 de fevereiro, a Advocacia Geral da União (AGU) afirmou que a indicação de Silva e Luna para a presidência da Petrobras é legitima.

O posicionamento da AGU veio na esteira de inúmeras polémicas, criadas pela oposição a Bolsonaro, que o “denunciou” por interferência na empesa.

A indicação do presidente, no entanto, é uma prerrogativa do chefe do Executivo brasileiro.

SAIBA MAIS SOBRE AS INDICAÇÕES.

O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: