fbpx

Gráfica da Epoch Times em Hong Kong é invadida e depredada



A gráfica do jornal Epoch Times em Hong Kong foi invadida por quatro terroristas na madrugada da última quarta-feira (14). O incidente durou poucos minutos, o suficiente para que o grupo destruísse equipamentos com marretas e roubassem um computador.

Os invasores estavam mascarados e fizeram com que os funcionários deixassem o local, ameaçando-os com uma faca. De acordo com o jornal, felizmente ninguém ficou ferido.

Cheryl Ng, porta-voz da edição da Epoch Times em Hong Kong, disse que o ataque é característico do Partido Comunista Chinês e tinha o objetivo de silenciar uma agência independente que reporta tópicos que são tabu para o regime comunista.

Essa não é a primeira vez que as instalações da uma empresa jornalística é atacada.  Em novembro de 2019, quatro homens mascarados incendiaram duas impressoras. Eles ainda estão foragidos.

O Epoch Times, um dos poucos veículos de mídia independentes em Hong Kong, é conhecido por sua cobertura sobre a China, incluindo lutas políticas internas no PCCh, as violações dos direitos humanos do regime contra minorias étnicas e grupos religiosos e a influência de Pequim no exterior.

A edição de Hong Kong também forneceu ampla cobertura do movimento pró-democracia da cidade, que começou em junho de 2019, mas diminuiu em julho de 2020, quando Pequim impôs uma lei de segurança nacional draconiana na cidade governada pela China. A lei minou ainda mais a autonomia de Hong Kong, em particular a liberdade de imprensa da cidade.

Em um comunicado, a edição de Hong Kong do Epoch Times condenou o PCC por criar “terror branco” em Hong Kong, enquanto apelava à comunidade internacional para monitorar a liberdade de expressão de Hong Kong, que está sitiada pelo regime comunista.

Já o departamento de Estado dos Estados Unidos pediu investigações de Hong Kong sobre o caso.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: